resumo antiguidade oriental mesopotamia alguém me ajuda por favor :)
Soluções para a tarefa
Resposta:
Antiguidade Oriental é um conceito utilizado para identificar as civilizações que se desenvolveram durante a Idade Antiga no Oriente, em especial no norte da África e no Oriente Médio, como a egípcia e mesopotâmica.
A Mesopotâmia é uma região localizada no Oriente Médio, entre os rios Tigres e Eufrates, e seu nome significa “entre rios”. A exemplo do que ocorrera no Egito, a região da Mesopotâmia possuía extensas áreas férteis, o que favoreceu a ocupação humana.
Os diferentes povos que povoaram a região se organizaram em cidades-estados, ou seja, cidades independentes que possuíam governo próprio e autônomo.
Dentre os povos que se sucederam na Mesopotâmia desde cerca de 4000 a.C., estão sumérios, acádios, amoritas, assírios e caldeus. A organização desses povos, em geral, se dava a partir de um Estado centralizado, de crença politeísta, da existência de um estrato de sacerdotes, e do regime de servidão coletiva para produção e construção de obras.
Podemos destacar, entre as especificidades de cada um desses povos, a criação da escrita cuneiforme pelos sumérios; e a elaboração do “Código de Hamurabi” pelos amoritas (ou babilônios). O Código de Hamurabi é o mais antigo código de leis conhecido, baseado na “lei do Talião”, cujo princípio mais conhecido era o do “olho por olho, dente por dente”.
O último desses povos a dominar a região mesopotâmica antes da dominação helenística (330 a.C.) foram os caldeus, também chamados de neobabilônicos, cujo rei mais importante foi Nabucodonosor, responsável pela construção dos Jardins Suspensos da Babilônia e pela escravidão do povo hebreu no chamado “cativeiro da Babilônia”.
espero ter ajudado, bons estudos! <3
(se puder colocar como “melhor resposta” ajuda muito!)