Resumo:A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Soluções para a tarefa
Quarta Revolução Industrial – tendo como base a revolução digital, esta nova revolução tem como marco a virada do milênio. Diferentemente das revoluções anteriores, traz características mais abrangentes, não se trata apenas de máquinas inteligentes e conectadas. É algo muito mais amplo. (HSM Management, Edição 120, 2017)
Prova disso, são as ondas de avanços em diversas áreas, que vão do sequenciamento genético à nanotecnologia.
É a fusão dessas tecnologias e a interação com as dimensões física, digital e biológica que tornam o fenômeno atual diferente de todos os anteriores.
Tecnologias emergentes e inovação em ampla escala tem se difundido mais rapidamente e de maneira mais ampla do que em movimentos do passado.
Os ganhos de escala com a inovação são assombrosos e algumas tecnologias disruptivas parecem demandar muito pouco capital para prosperar, basta ver no *** e njoj *********, não requerem um financiamento vultoso para iniciar suas operações, representando uma importante mudança no papel do capital.
Nota: Tecnologia disruptiva ou inovação disruptiva é um termo descrevendo a inovação tecnológica, produto, ou serviço, que utiliza uma estratégia "disruptiva", em vez de "revolucionário" ou "evolucionário", para derrubar uma tecnologia existente dominante no mercado.
Neste cenário atual, tanto Governo como empresas, encontram-se totalmente despreparados para compreendê-la e mais ainda para responder a ela.
Portanto, nos atentemos a ela enquanto empresários, gestores e trabalhadores de modo geral, para as inovações, exigências e velocidade com que ela traz na sua amplitude, senão seremos “meros passageiros na estação olhando o trem passar”.