resumo a elaboração do modelo atómico de Rutherford
Soluções para a tarefa
Modelo atômico de Rutherford-Böhr .
Segundo o modelo, em um atômo existem apenas algumas órbitas circulares onde elétrons se encontra no estado fundamental, quando ele recebe um alto nivel de calor ele passa para a órbita externa, ficando no seu estado excitado ou ativado. Porem o estado fundamental é mais estável do que o exitado, com isso, o elétron imediatamente retorna para a órbita anterior, perdendo a energia que ganhou, ao fazer isso ele emite uma certa quantidade de energia radiante, em forma de um fóton de comprimento de onda específico, relacionado com uma determinada cor.
No ano de 1911, o cientista neozelandês Ernest Rutherford apresentou à comunidade científica o seu modelo atômico. O modelo de Rutherford, também chamado de modelo do sistema solar, foi o terceiro na história da Atomística (sendo os dois primeiros o modelo de Dalton e o modelo de Thomson) e foi considerado o modelo que estimulou toda a evolução do conhecimento sobre o constituidor da matéria, o átomo.
A construção do modelo de Rutherford iniciou-se a partir do estudo das propriedades dos raios X e das emissões radioativas, culminando na utilização de radiação sobre um artefato inerte, isto é, que não reage facilmente.
Experimento realizado por Rutherford
O experimento realizado por Rutherford possuía a seguinte aparelhagem e organização:
Componente a - uma amostra de polônio (emissor de radiação alfa) colocada em um bloco de chumbo. Nesse bloco havia um pequeno orifício por meio do qual ocorria a passagem da radiação;
Componente b: lâmina finíssima de ouro posicionada à frente da caixa de chumbo;
Componente c: Placa metálica recoberta com material fluorescente (sulfeto de zinco) posicionada atrás, ao lado e um pouco à frente da lâmina de ouro.