História, perguntado por yoshi88, 11 meses atrás

Resumir esse texto aqui: Quando a sociedade europeia começou a a adotar as ideias do liberalismo e do Iluminismo, a escravidão passou a ser severamente questionada. Afinal, a privação de liberdade não combinava com a nova etapa do capitalismo industrial. Igualmente, quando a Inglaterra aboliu a escravidão nas suas colônias, substituiu por trabalhadores assalariados. Por esta razão, a produção agrícola ali seria mais cara e as colônias inglesas não poderiam concorrer com os baixos preços praticados pelos portugueses. Assim, era necessário transformar a mão-de-obra escravizada em trabalhadores assalariados. Isto iria igualar os preços da produção e no futuro, os ex-escravos poderiam se tornar consumidores. Por isso, a Inglaterra, que liderava a nova expansão capitalista-industrial, aprovou a chamada "Lei Bill Aberdeen". Esta transformou a Marinha Real Britânica numa arma contra o tráfico em qualquer parte do mundo, pois permitiu que seus navios abordassem e abatessem navios negreiros se necessário. Importar pessoas para serem escravizadas acabou se tornando cada vez mais caro. No Brasil, o tráfico foi oficialmente abolido em 1850, com a "Lei Eusébio de Queirós". Mais adiante, em 1871, a "Lei do Ventre Livre" garantiu a liberdade aos filhos de escravos; e, em 1879, teve início a campanha abolicionista liderada por intelectuais e políticos. Mais adiante, a "Lei dos Sexagenários" (1885) garantia a liberdade aos escravos maiores de 60 anos. Por fim, a abolição da escravidão no país foi concedida pela Lei Áurea, assinada pela princesa Isabel, dia 13 de maio de 1888.

Soluções para a tarefa

Respondido por hina16
0

Quando a sociedade europeia começou a a adotar as ideias do liberalismo e do Iluminismo, a escravidão passou a ser severamente questionada. Afinal, a privação de liberdade não combinava com a nova etapa do capitalismo industrial. Igualmente, quando a Inglaterra aboliu a escravidão nas suas colônias, substituiu por trabalhadores assalariados. Isto iria igualar os preços da produção e no futuro, os ex-escravos poderiam se tornar consumidores.

Por fim, a abolição da escravidão no país foi concedida pela Lei Áurea, assinada pela princesa Isabel, dia 13 de maio de 1888.


yoshi88: Obrigado meu consagrado.
Perguntas interessantes