Resumão sobre paleolítico minino 30 linhas me ajudem
Soluções para a tarefa
Resposta:
Introdução - o que foi
O Paleolítico, também conhecido como Idade da Pedra Lascada, é a primeira fase da Idade da Pedra. Vai de 2 milhões a.C. (época aproximada em que o homem fabricou o primeiro utensílio) até 10.000 a.C. (início do Período Neolítico).
Resumo das principais características do período Paleolítico:
Fabricação de ferramentas e caça
Exemplos de ferramentas do Período Paleolítico
Este período da Pré-História se caracteriza pela fabricação de ferramentas (machados, lanças, cajados, facas, etc) e outros objetos de pedra, ossos e madeira. A vida neste período baseava-se na caça de animais, pesca e coleta de alimentos (frutos, folhas e raízes).
Nomadismo
Os homens deste período eram nômades, ou seja, se deslocavam constantemente de um local para outro em busca de água e alimentos. Como precisavam deixar o local constantemente, buscavam moradias provisórias como, por exemplo, cavernas e vãos entre rochas. Também habitavam provisoriamente em pequenas choupanas, fabricadas com galhos de árvores e cobertas com folhas. Porém, estas habitações eram bem rudimentares e eram usadas por um curto período de tempo.
Economia
A economia na fase do Paleolítico era de subsistência, ou seja, não acumulavam nem produziam para o comércio, mas apenas para a sobrevivência do grupo. Os bens de produção do grupo (ferramentas, utensílios e outros objetos) eram de propriedade coletiva. Quase todo tempo de suas vidas era destinado à sobrevivência.
Organização social
Os homens se organizavam em pequenos grupos, cuja liderança era do mais forte e experiente. Aos homens cabia a tarefa de caçar, pescar e proteger o grupo. As mulheres ficavam com a função de preparar o alimento e cuidar dos filhos.
Comunicação
A comunicação neste período era baseada na emissão de pouca quantidade de sons (ruídos). Outra forma muita usada de comunicação foram as pinturas rupestres (desenhos feitos em paredes de cavernas). Através destes desenhos (arte rupestre) eles marcavam o tempo, trocavam experiências e transmitiam mensagens e sentimentos.
O fogo
Produção do fogo no Paleolítico
Uma das grandes descobertas do período foi a produção do fogo. Este era produzido através de dois processos. O mais rudimentar era a fricção de duas pedras sob um maço de palha seca. A faísca obtida incendiava a palha. Num segundo procedimento, mais elaborado, um graveto era girado sob o furo de uma madeira seca. Este procedimento, através do aquecimento, gerava calor que passava para a palha, provocando o fogo.
Rituais
No Paleolítico, os homens já realizavam rituais funerários. Arqueólogos encontraram, em várias regiões, potes de cerâmica com restos mortais e objetos pessoais dentro de cavernas. Eram também realizados rituais religiosos com a utilização do fogo.
Hominídeos que viveram no Paleolítico
Australopitecos, Homo Habilis, Homo Erectus, Homo Sapiens, Homem de Neanderthal e Homem de Cro-Magnon.
Curiosidades pré-históricas históricas:
- De acordo com muitos arqueólogos, os primeiros instrumentos (ferramentas e artefatos de caça) começaram a ser feitos pelos homens pré-históricos há cerca de 2,5 milhões de anos.
- No Paleolítico, os homens faziam as roupas, que eram bem rudimentares, de peles de animais.
- Foi também nessa fase que o homem começou a fazer pequenas esculturas de barro e de pedra.
Última revisão: 04/10/2019
___________________________________
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Resposta:
Paleolítico é um dos períodos em que está dividida a Pré-história. Ele é o primeiro dos períodos, sendo comumente compreendido entre 2,7 milhões de anos até 10.000 anos atrás.
O Paleolítico é também conhecido como Idade da Pedra Lascada. Esse nome é decorrente de uma habilidade desenvolvida pelos primeiros seres humanos na produção de ferramentas e instrumentos de trabalho.
Para usar as pedras como objetos cortantes, utilizados para diversas atividades cotidianas, as pessoas desse período batiam uma pedra na outra (geralmente sílex, quartzo e quartzite) com o objetivo de lascar uma delas e assim conseguir criar uma lâmina rudimentar, utilizada para cortar ou raspar. Com essas pedras, podiam construir machados e outros instrumentos. Eram utilizados ainda ossos e dentes de animais como ferramentas.
Os seres humanos desse período eram nômades, não se fixando por muito tempo em um mesmo lugar. Viviam da coleta de frutos e raízes, além de pesca, caça e a busca de carcaças animais deixadas por outros carnívoros.
Às vezes o período é referido como sendo dos homens das cavernas, em virtude de as pessoas utilizarem cavernas em rochedos como locais de proteção. Mas eles não habitavam a entrada das cavernas, em virtude das dificuldades de alimentação e perigo que tais lugares poderiam representar para os ancestrais mais longínquos das pessoas modernas. Em locais mais quentes, copas de árvores serviam como locais de habitação.
Foi no Paleolítico que as pessoas passaram a desenvolver a habilidade de controlar o fogo, utilizado para o aquecimento, proteção e cozimento de alimentos. Mas tais habilidades somente se fizeram sentir no período final do Paleolítico.
Além disso, nesse período, os primeiros bandos e as primeiras habitações foram sendo constituídos. Roupas criadas a partir de peles de animais também foram confeccionadas a partir desse período.
Teve início também a produção artística dos seres humanos, principalmente através das chamadas pinturas rupestres. Imagens de animais, homens, mulheres e crianças, além de cenas de caças, eram os temas dessas pinturas.
No final do período, a sedentarização foi acompanhada do início do desenvolvimento da agricultura, o que daria origem ao chamado período Neolítico.
fonte: brasilescola.uol