resuma para mim? (sobre sementes transgênicas)
Parte expressiva das plantas transgênicas foi criadas pelas empresas de sementes para serem resistentes aos agrotóxicos produzidos a anos por estas mesmas empresas .assim,estas empresas conseguem casar as vendes de suas sementes com as de seus agrotóxicos.
Soluções para a tarefa
Basicamente os transgênicos são organismos que passaram por técnicas de engenharia genética e assim ganharam material genético de outros organismos. O objetivo de criar transgênicos é o de dar novas e melhoradas características para o organismo original. Quando a discussão é direcionada para os alimentos e as sementes transgênicas começam as polêmicas. Quase todos os países europeus tem imposto barreiras às sementes transgênicas e não se trata apenas da desconfiança pelas modificações genéticas das mesmas. Um dos grandes problemas é o sustentado pelas patentes dessas sementes, as empresas que desenvolveram as sementes transgênicas as patentearam. Dessa forma quando o agricultor resolve comprar sementes transgênicas assina um contrato que proíbe o replantio das sementes no ano seguinte, essa prática é bem comum na agricultura. Um dos principais motivos para a criação das sementes transgênicas é que as plantas se tornem mais resistente as pragas como insetos, vírus, fungos, bactérias e outros. Um dos pontos positivos do uso de sementes transgênicas é a possibilidade palpável de reduzir o uso desses herbicidas ou pesticidas. Uma das questões aventadas pelos contrários ao plantio de sementes transgênicas é a possibilidade de que essas cruzem com espécies existentes na natureza através de polinização cruzada. Pode ter resultados desastrosos a combinação de transgênicos com organismos não transgênicos. Estima-se que a área de cultivo de sementes transgênicas cresça a uma taxa de 10% ao ano. Para se ter uma ideia a área total plantada já é superior a 100 milhões de hectares. Os principais produtores do mundo são os Estados Unidos, Brasil, Canadá, Argentina, China e Índia. As culturas de transgênicos mais comuns de ser encontradas são as de milho, algodão e soja. A cada dia a quantidade de lavouras de sementes transgênicas cresce no mundo e fica a pergunta se haverá algum risco futuro para a humanidade.
Parte expressiva das plantas transgênicas foi criadas pelas empresas de sementes para serem resistentes aos agrotóxicos. assim,estas empresas conseguem casar as vendes de suas sementes com as de seus agrotóxicos.