Resuma os principais traços do pensamento de parmênides tomando como referência duas oposições: entre realidade e aparência e entre pensar e perceber.
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Tenha sempre em mente os quatro aspectos principais da Filosofia parmenídica:
A Unidade e a Imobilidade do Ser;
O mundo sensível é mera ilusão;
O Ser é uno, eterno, não-gerado e imutável;
Não se deve confiar no que vê.
Partindo destes pressupostos, analisemos a relação REALIDADE x APARÊNCIA:
Toda realidade é imutável e estática, a realidade identifica-se com o ser. Parmênides ingressará na sua busca pelo Ser através da pergunta "o que é?" em oposição ao que parece, ou seja, a aparência é aquilo que não é.
Para o par conceitual PENSAR x PERCEBER:
Podemos dizer que no pensamento parmenídico, há uma recusa do perceber como meio de chegar à verdade. Para Parmênides, o mero perceber é um caminho errado para a investigação, porque gera a confusão entre o ser e o não-ser. Sobre o pensar, "Os únicos caminhos da investigação em que se pode pensar: um, o caminho que é e não pode não ser, é a via da Persuasão, pois acompanha a Verdade.". Explicando melhor este trecho do poema Sobre a Natureza e a sua Permanência, de Parmênides, diremos que para ele, o único caminho correto da investigação que ruma em direção a verdade é aquele pelo qual podemos pensar, e para parmênides, só podemos pensar naquilo que não-não-é ou seja, o pensamento engendra a dupla negação para afimrar aquilo que é.
A Unidade e a Imobilidade do Ser;
O mundo sensível é mera ilusão;
O Ser é uno, eterno, não-gerado e imutável;
Não se deve confiar no que vê.
Partindo destes pressupostos, analisemos a relação REALIDADE x APARÊNCIA:
Toda realidade é imutável e estática, a realidade identifica-se com o ser. Parmênides ingressará na sua busca pelo Ser através da pergunta "o que é?" em oposição ao que parece, ou seja, a aparência é aquilo que não é.
Para o par conceitual PENSAR x PERCEBER:
Podemos dizer que no pensamento parmenídico, há uma recusa do perceber como meio de chegar à verdade. Para Parmênides, o mero perceber é um caminho errado para a investigação, porque gera a confusão entre o ser e o não-ser. Sobre o pensar, "Os únicos caminhos da investigação em que se pode pensar: um, o caminho que é e não pode não ser, é a via da Persuasão, pois acompanha a Verdade.". Explicando melhor este trecho do poema Sobre a Natureza e a sua Permanência, de Parmênides, diremos que para ele, o único caminho correto da investigação que ruma em direção a verdade é aquele pelo qual podemos pensar, e para parmênides, só podemos pensar naquilo que não-não-é ou seja, o pensamento engendra a dupla negação para afimrar aquilo que é.
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