História, perguntado por alyssiapaim2020, 7 meses atrás

Resuma o processo de independência das colônias portuguesas na África e explique sua relação com o contexto político de Portugal na década de 1970.

Soluções para a tarefa

Respondido por jeikeibruxahdesangue
1

Resposta:

O processo de independência na região central do continente africano iniciado em finais dos anos 50 do século XX parou com a capitulação do Bi afra (1967-70), tendo o processo de descolonização no Sul da África também ficado atrasado.

Moçambique e Angola, duas colônias portuguesas, situadas respetivamente no Oceano Índico e no Oceano Atlântico, depois de um período de lutas de guerrilha tornaram-se independentes de Portugal em 1975. O processo de independência destas ex-colônias ocorreu numa altura em que Portugal vivia na "ressaca" política de um golpe de Estado, que depôs o regime ditatorial e o substituiu por uma nova República, inicialmente de tipo socialista.

A Revolução do 25 de abril possibilitou a descolonização, que se fazia com grande atraso relativamente a outras ex-colônias europeias. Este atraso devia-se às dificuldades e entraves do Estado Novo e do processo de democratização do país antes de 1974. Neste processo foram libertadas todas as ex-colônias portuguesas, exceto Timor, e voltaram para Portugal, em circunstâncias dramáticas, cerca de um milhão de portugueses que se tinham fixado no ultramar.

Perguntas interessantes