Geografia, perguntado por anannnnaaaa, 11 meses atrás

RESUMA ISSO POR FAVOR!!! (OBS: TENHO QUE ENTREGAR AMANHÃ DE MANHÃ VALENDO NOTA)



O domínio morfoclimático da Amazônia, segundo a classificação dos domínios brasileiros elaborada por Aziz Ab'Saber, abrange o conjunto de características topográficas, pedológicas, climáticas, florestais e hidrológicas da área ocupada pelo bioma amazônico. É reconhecido como o maior dos domínios morfoclimáticos do Brasil, com cerca de cinco milhões de km², e recebe a nomenclatura de terras baixas florestadas equatoriais.

Relevo

O domínio amazônico apresenta formas de relevo predominantemente marcadas por depressões, todas elas relativas, ou seja, consideradas não em relação ao nível do mar, mas em comparação com o relevo circundante, havendo baixos planaltos e planícies fluviais da Bacia Amazônica. Nas áreas mais ao sul de sua área e também mais ao norte são encontrados dois conjuntos de planaltos, o das Guianas e o Central, respectivamente.

O termo “terras baixas” para designar esse domínio morfoclimático faz referência justamente às baixas altitudes e à predominância das depressões, onde a deposição de sedimentos supera o desgaste de suas formas. Nas áreas planálticas, predomina a estrutura geológica dos escudos cristalinos, que apresentam uma elevada riqueza mineral, com exceção dos baixos planaltos, que se formam a partir de bacias sedimentares.

Clima

O clima do domínio amazônico é do tipo equatorial e apresenta médias térmicas anuais que variam de 24ºC a 27ºC. Trata-se de uma composição climática quente e úmida que possui um regime regular e intenso de chuvas o ano todo. Os principais fatores responsáveis por essa configuração são as baixas latitudes, a atuação de algumas massas de ar e a presença de vegetação, responsável pela geração de umidade.

Por causa do ambiente mais úmido produzido pela evapotranspiração da floresta, a amplitude térmica (variação entre a maior e a menor temperatura) é muito reduzida. Por outro lado, o regime de chuvas chega a uma média anual que vai de 1500mm até os 2500mm, havendo alguns pouquíssimos períodos de estiagem. As chuvas predominantes são as de convecção, em virtude da umidade gerada que ascende à atmosfera com o ar quente, onde ocorrem a condensação e a precipitação.

Solos

Os solos da Amazônia são considerados de baixa fertilidade, de forma que a floresta mantém-se em razão do clímax do ecossistema. Existe certo mito de que esse domínio é predominantemente formado por solos arenosos, mas eles compõem apenas 7% do total de sua área. A maior parte dos solos da Amazônia é composta por latossolos e argissolos.

Apesar da baixa produtividade, existem algumas áreas com terrenos muito férteis, como os solos de várzea, que são eventualmente inundados pelos rios, e um solo orgânico bastante produtivo chamado de terra preta.

Hidrografia

Uma das principais riquezas da região amazônica é a sua hidrografia, marcada pelo grande volume de água, que se distribui pelos rios e também pelo aquífero Alter do Chão, situado em áreas de três estados da região Norte e, segundo pesquisas recentes, contando com um volume de água surpreendentemente maior do que o do aquífero Guarani.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O principal rio da Bacia Amazônica é o Rio Amazonas, que recebe um grande volume de água não só da área terrena da bacia em questão, mas também de uma grande quantidade de afluentes. Entre esses rios, destacam-se o rio Negro, o Trombetas, o Japurá, o Madeira, o Xingu e outros.

A Bacia Amazônica, em conjunto com a Bacia do Tocantins-Araguaia, forma o mais complexo sistema de água doce do mundo, com uma acentuada riqueza hídrica que abrange dois grandes biomas. Os rios dessa região são de excelente navegabilidade e abrigam também usinas hidroelétricas, com destaque para a de Tucuruí, no rio Tocantins, a de Belo Monte (em construção), no rio Xingu, e a de Santo Antônio e Jirau, no rio Madeira

Soluções para a tarefa

Respondido por michelesouza9183
18

Espero ter ajudado !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Marca como a melhor resposta

Anexos:
Respondido por nataliafransantos
0

O resumo sobre o domínio morfoclimático da Amazônia é:

O domínio morfoclimático da Amazônia é um dos maiores do Brasil e é formado por terras baixas florestadas.

Relevo: marcado por depressões relativas, onde também podem ser encontrados planaltos e planícies fluviais. No extremo norte da região há uma concentração de relevos mais elevados formados por planaltos.

Clima: o clima da região é o equatorial úmido marcado pela presença de altas temperaturas e grande pluviosidade ao longo do ano. O clima úmido é influenciado pela evapotranspiração da floresta e marcado pela baixa amplitude térmica anual.

Solos: apresentam baixa fertilidade por influência do clima úmido da floresta, que contribui para a retirada dos nutrientes do solo. Há áreas de solos onde há maior índice de fertilidade nas regiões de várzeas.

Hidrografia: é marcada pelo grande volume de água onde há presença de rios e aquíferos. Os rios são utilizados para a navegação devido à baixa declividade do terreno, mas há também regiões onde a produção de energia elétrica é realizada.

O domínio morfoclimático da Amazônia

O domínio morfoclimático da Amazônia está localizado na região norte do Brasil e é um dos maiores do Brasil. É marcado pela densidade da floresta Amazônica, pelo clima equatorial e pelo grande volume de água de suas bacias hidrográficas.

Bons estudos!

Aprenda mais sobre o domínio morfoclimático da Amazônia em: https://brainly.com.br/tarefa/19469576

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes