resuma a reforma de calvino
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Adepto das ideias defendidas por Martinho Lutero, João Calvino ficou conhecido por criar uma doutrina própria baseada na teoria da Predestinação Absoluta. Grande estudioso da cultura grega antiga e defensor do humanismo, Calvino se distanciou das ideias reformistas de Lutero ao afirmar que a fé não salvava o homem já que Deus já havia escolhido os que seriam ou não seriam salvos.
A Reforma Religiosa: As noventa e cinco teses escritas e divulgadas por Martinho Lutero no início do século XVI, mudariam para sempre os rumos da história de uma das maiores instituições da nossa história: a Igreja Católica Apostólica Romana.
As denúncias feitas pelo então membro do clero levariam muitos fieis a olharem com desconfiança para a poderosa instituição abandonando-a para seguir a teologia criada por Lutero.
O poder da Igreja Católica extrapolava as barreiras religiosas, o domínio do clero se estendia a assuntos políticos e econômicos, por isso era de extrema importância controlar com mãos de ferro a sociedade medieval. O papa representava a autoridade universal, nem mesmos os reis possuíam mais poder que o grande chefe do catolicismo.
O comportamento imoral de muitos membros da igreja católica estimulou a criação de ordens religiosas que criticavam os abusos cometidos em nome de Deus. O cristianismo praticado por essa instituição estava bem distante dos ensinamentos pregados por Jesus Cristo, o que fez proliferar inúmeras críticas contra o clero.
Muitos membros da igreja se desligaram da instituição controlada pelo papa e foram para lugares afastados (principalmente os montes europeus) criarem ordens e seitas religiosas que pregavam a humildade e o desapego financeiro. Entre elas pode-se citar a ordem dos franciscanos que se baseava no voto de pobreza feito por São Francisco de Assis.
A igreja católica se mostrava impiedosa, perseguidora e imoral. Condenava a usura e a acumulação de lucros ao mesmo tempo em que se firmava como a instituição mais rica do mundo.
O auge da imoralidade dos membros do clero era demonstrado através da venda de indulgências (venda de perdão para os pecados cometidos, com promessa de redução das penas no purgatório). É nesse momento que a figura de Martinho Lutero entra em ação para denunciar todos os crimes cometidos pela instituição religiosa.
l