História, perguntado por souzagoettemsantosa, 6 meses atrás

resuma a intentona comunista de 1935​

Soluções para a tarefa

Respondido por SasukeeUchihha
6

Resposta: Intentona Comunista, como também é conhecida como Revolta Vermelha de 35, Revolta Comunista de 35, Levante Comunista foi uma tentativa de golpe contra o governo de Getúlio Vargas realizado em 27 de novembro de 1935 por militares, em nome da Aliança Nacional Libertadora, com apoio do Partido Comunista Brasileiro (PCB).

Espero ter ajudado, bons estudos!!!


SasukeeUchihha: Se puder colocar como melhor resposta agradeço
SasukeeUchihha: Obg
Respondido por gif17
0

Resposta: O que foi :

A Intentona Comunista foi uma revolta, ocorrida em novembro de 1935, liderada pela ANL (Aliança Nacional Libertadora) e que pretendia derrubar o governo de Getúlio Vargas.

Contexto Histórico e Causas :

O Partido Comunista (PCB) foi colocado na ilegalidade pelo governo de Getúlio Vargas. Os comunistas se uniram a outros opositores e formaram a ANL. Os aliancistas passaram a ser a principal força de oposição ao governo Vargas, defendendo mudanças políticas e sociais profundas para o Brasil. O líder da ANL era Luís Carlos Prestes, que havia organizado e liderado, anos antes, a Coluna Prestes.  

Considerando uma ameaça para o Brasil, Vargas resolveu combater a ANL, proibindo suas atividades em 1935. Porém, os integrantes da ANL continuaram atuando, mesmo de forma clandestina e ilegal.

Objetivos principais :

- Derrubar o governo de Getúlio Vargas;

- Implementar profundas mudanças sociais, políticas e econômicas no país. Muitas destas mudanças estavam relacionadas com os ideais comunistas.

A Revolta:

Os aliancistas organizaram a revolta, que deveria ocorrer em novembro de 1935 a partir vários quartéis militares espalhados pelo Brasil. Porém, o movimento ocorreu apenas em três quartéis: um de Natal (RN), um de Recife (PE) e outro na cidade de Rio de Janeiro (RJ).  

Vargas, através de forças militares do governo, combateu e debelou em poucos dias a rebelião, que contou com baixa adesão popular e militar. Vários revoltosos foram rendidos e presos, inclusive o líder Luís Carlos Prestes.

Consequências da Intentona Comunista :

- Decretação de Estado de Sítio (suspensão de todos direitos civis) no final de 1935;

- Aumento da perseguição e repressão aos opositores, principalmente comunistas, que foram considerados pelo governo como uma “ameaça a paz nacional”;

- Enfraquecimento da oposição política ao governo de Getúlio Vargas;

- Aumento do autoritarismo do governo Vargas, que usou a “ameaça comunista” como pretexto para manter-se no poder durante o Estado Novo;

- Aumento da concentração de poder nas mãos do presidente Vargas.


gif17: Copie o que achar necessário par seu trabalho.
gif17: Espero ter ajudado!
SasukeeUchihha: oi
gif17: oi
Perguntas interessantes