Resultado da revolta de beckman
Soluções para a tarefa
A Revolta de Beckman foi uma rebelião nativista ocorrida na cidade de São Luís (estado do Maranhão) em 1684.
Causas principais
Grande insatisfação dos comerciantes, proprietários rurais e população em geral com a Companhia de Comércio do Maranhão, instituída pela coroa portuguesa em 1682.
Os comerciantes reclamavam do monopólio da Companhia.
Os proprietários rurais contestavam os preços pelos quais a Companhia pagava por seus produtos.
Já grande parte da população maranhense estava insatisfeita com a baixa qualidade e altos preços cobrados pelos produtos manufaturados comercializados pela Companhia na região. Outros produtos como trigo, bacalhau e vinho chegavam à região em quantidade insuficiente, demoravam para chegar e ainda vinham em péssimas condições para o consumo.
Havia também o problema de falta de mão de obra escrava na região. Os escravos fornecidos pela Companhia eram insuficientes para as necessidades dos proprietários rurais. Uma solução seria a escravização de indígenas, porém os jesuítas eram contrários.
Objetivo principal:
Finalizar as atividades da Companhia de Comércio do Maranhão, para acabar com o monopólio.
Como ocorreu
Na noite de 24 de fevereiro de 1684, os irmãos Manuel e Tomás Beckman, dois proprietários rurais da região, com o apoio de comerciantes, invadiram e saquearam um depósito da Companhia de Comércio do Maranhão. Os revoltosos também expulsaram os jesuítas da região e tiraram do poder o governador.
Reação de Portugal
A corte portuguesa enviou ao Maranhão um novo governador para acabar com a revolta e colocar ordem na região.
Os revoltosos foram presos e julgados. Os irmãos Beckman e Jorge Sampaio foram condenados a forca.
Conclusão
A Revolta de Beckman foi mais um movimento nativista que mostra os conflitos de interesses entre os colonos e a metrópole. Foi uma revolta que mostrou os problemas de mão de obra e abastecimento na região do Maranhão. As ações da coroa portuguesa, que claramente favoreciam Portugal e prejudicava os interesses dos brasileiros, foram, muitas vezes, motivos de reações violentas dos colonos. Geralmente eram reprimidas com violência, pois a coroa não abria mão da ordem e obediência em sua principal colônia.
Resposta:
A Revolta de Beckman que é também conhecida como a revolta dos irmãos Beckman aconteceu em São Luís no Estado do Maranhão, em 1684. Em geral a Revolta de Beckman foi um ação dos Senhores de Engenho do Maranhão contra a coroa portuguesa que foi liderado pelos irmãos Tomás e Manuel Beckman esses senhores de Engenho estavam totalmente insatisfeitos com o monopólio( comércio abusivo que consiste em um indivíduo ou grupo tornar-se único possuidor de determinado produto para, na falta de competidores, poder vendê-lo por preço exorbitante.) Que estava sendo totalmente injusto com as pessoas do Comércio. Não podemos deixar de lembrar que além de tudo isso os senhores de Engenho estava totalmente incomodados com as missões Jesuítas na região, como por exemplo as visitas com empecilho a escravidão dos povos indígenas, e outras diversas coisas que eles não aceitavam. No dia 24 de fevereiro de 1684, eles aproveitaram da ausência do governador geral que estava em uma viagem a Belém do Pará, e promoveram a prisão do capitão-mor, além de perseguir os Jesuítas e assaltar os depósitos da empresa portuguesa. Após controlar por alguns meses a cidade de São Luís a revolta dos Beckman acabou sendo reprimida pelos militares e acabaram sendo enviados da Metrópole portuguesa, que condenou à morte aos líderes do movimento(no caso os irmãos Beckman). <br>
<br>
Explicação:
Eu me dediquei bastante então confia aq na mana.