“Resta-nos agora ver de que forma deve um príncipe proceder para com os amigos e os súditos [...] Na verdade, quem num mundo cheio de perversos pretende seguir em tudo os ditames da bondade, caminha inevitavelmente para a própria perdição. [...] um príncipe desejoso de conservar-se no poder tem de aprender os meios de não ser bom e a fazer uso ou não deles, conforme as necessidades”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MAQUIAVEL, N. O Príncipe. Capítulo XV. Apud SADEK, Maria Teresa. Os Clássicos da Política. Volume 1. Ática. São Paulo: 2002, p. 36 e 37.
Antes de Maquiavel, podemos afirmar que a cidade e a vida pública eram analisadas em termos ideais ou religiosos. Após Maquiavel, a política é entendida em termos “realistas”.
Tendo como base a sua leitura do livro da disciplina, Filosofia Política, leia as assertivas abaixo e assinale a alternativa que corresponde a filosofia política de Maquiavel.
I. O ser humano é, dentre outras coisas, dissimulado e desonesto, ou seja, ávido por poder.
II. A política deve ser o espaço do bem comum, da vontade geral e da virtude. .
III. O príncipe é uma metáfora do governante. O príncipe deve saber se manter no poder. A força e a astúcia são fundamentos do poder.
IV. Maquiavel não possui uma teoria de Estado. Está interessado num conjunto de procedimentos que possam fazer com que o príncipe governe de forma estável.
V. Um príncipe deve governar pela legitimidade, honra e nobreza. Do contrário, pode ser removido pelos seus súditos. A soberania popular é a fonte de poder político.
Estão corretas as afirmativas:
A
I, II e III
B
I e IV
C
II e V
D
III, IV e V
E
I, III e IV
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Resposta:
Resposta correta letra E
Explicação: I - III e IV - Porque já respondi e gabaritei minha avaliação.
Perguntas interessantes
Inglês,
8 meses atrás
Biologia,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Artes,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás