Responsabilidade social empresarial é uma expressão com diversos significados conforme o entendimento que se tem a respeito do papel da empresa. Com o propósito de simplificar, podem-se considerar dois posicionamentos muito diferentes entre si; um que privilegia os aspectos econômico-financeiros e outro que o associa ao movimento do desenvolvimento sustentável. As organizações que associam suas ações ao movimento do Desenvolvimento Sustentável assumem diferentes graus de sensibilidade social. Extraído de: Acesso Jun.2018.(Adaptado). A esse respeito, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Na abordagem da Sensibilidade Social a Empresa costuma se antecipar aos problemas sociais, imputando, inclusive se for necessária a redução de seus lucros para resolver o problema social no presente.
Soluções para a tarefa
Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Oi, amigo(a)!
Infelizmente, não foi possível encontrar o item II desta questão. Porém, deixarei um comentário sobre a assertiva I.
Abaixo, segue a análise sobre a assertiva I.
I. Na abordagem da Sensibilidade Social a Empresa costuma se antecipar aos problemas sociais, imputando, inclusive se for necessária a redução de seus lucros para resolver o problema social no presente.
CORRETO. Inicialmente, é importante compreender que: as empresas não são obrigadas (por lei) a adotar programas e ações de responsabilidade social. Nesta lógica, as organizações contribuem diretamente com a sociedade em que estão inseridas, ajudando a diminuir as mazelas existentes na sociedade.
Como exemplo de uma ação de Responsabilidade Social, podemos destacar: um programa interno cujo objetivo é a arrecadação de agasalhos para pessoas em situação de rua. Na prática, essas ações de Responsabilidade Social podem ocorrer em dias úteis, ou seja, nos dias em que a empresa costumar lucrar com as vendas de produtos e serviços.
Até a próxima!