Responsabilidade social e sustentabilidade são dois conceitos cada vez mais integrados ao cotidiano das empresas, de qualquer setor ou porte, e são considerados estratégicos para as que pretendam perenizar seus negócios. Hoje, ninguém mais discute que a busca pelo lucro e pela sobrevivência das organizações passa pelo bom comportamento corporativo. Contudo, é importante ressaltar que a responsabilidade social empresarial não é um conjunto de ações, mas uma prática administrativa, uma filosofia de gestão. Por isso, observa-se um crescimento substancial de diretrizes e normas externas, tanto para a aferição das ações e condutas corporativas como para a mensuração dos resultados obtidos em cada área de intervenção. [. ] a sociedade mostra-se cada vez mais atenta às políticas das empresas, exigindo destas, mais do que retórica ou boa intenção
Soluções para a tarefa
Independentemente do bem ou serviço prestado, qualquer empresa pode implementar nos seus propostos a prática da responsabilidade social. Identificamos a alternativa correta como a número 2) O liberalismo econômico, até hoje, prega a ideia de que o Estado deve interferir minimamente na economia [...].
Responsabilidade Social
O conceito de responsabilidade social na empresa é destacado através da tomada de ações e compromissos que visem uma obrigação para com a sociedade.
Este conceito não é apenas caraterizado pelo aumento de postos de trabalho ou de poder econômico, mas reflete-se pelos esforços em agregar saúde e qualidade de vida a todos os envolvidos no processo.
Assim, a responsabilidade social auxilia na promoção e na consolidação da imagem empresarial.
'Sua pergunta está incompleta, mas muito provavelmente sua pergunta completa era ...'
Sabendo que as normas e certificações de responsabilidade social são uma realidade para as organizações a nível de mundo, avalie as alternativas a seguir e identifique a correta no que concerne ao tema:
Alternativa 1) Sempre houve na sociedade, atemporalmente, o sentimento de que a mão do Estado sempre era um mal necessário, ou seja, era preciso que ele sempre intervisse a fim de equilibrar a economia e o mercado.
Alternativa 2) O liberalismo econômico, até hoje, prega a ideia de que o Estado deve interferir minimamente na economia, ou seja, o livre mercado se autorregula, assume para si a responsabilidade social em todas as duas dimensões.
Alternativa 3) A responsabilidade social das organizações, cuja ótica esteja no cerne da maximização dos lucros e remuneração de seus acionistas, já não se sustenta mais ante uma demanda social por maior apreço às questões ambientais.
Alternativa 4) Atualmente existem inúmeras Normas e Certificações ambientais que norteiam as organizações e as atestam como responsáveis socio ambientalmente; nesse sentido, a Norma ISO, é uma delas, sendo uma criação nacional e que atua exclusivamente em questões ambientais.
Entenda mais sobre imagem da empresa aqui: https://brainly.com.br/tarefa/49436975
#SPJ4