responde para mim por favor
1.Qual a definição de atmosfera?
2. Qual a composição da atmosfera terrestre?
3. Cidade de praia e cidade de montanha responda:
a)Qual a cidade, onde as pessoas estão sofrendo maior pressão atmosférica?
b) Por quê?
4. Por que alpinistas devem sempre que for escalar grandes altitudes levar suprimento de oxigênio?
5. O que é albedo?
6. É comum ouvir o termo amplitude térmica na previsão do tempo. O que vem a ser esse termo?
7. Complete:
a)Nome do aparelho que mede a pressão atmosférica______
b) As altas pressões atmosféricas são responsáveis pelo
8. A pressão atmosférica varia de acordo com a altitude, explique a frase.
9.Qual a relação entre latitude e pressão atmosférica?
10.Por que a Terra tem uma distribuição desigual de energia e calor sobre a superfície?
11. O que é latitude?
12.O que é altitude?
13.O que são massas de ar e como interfere no clima?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Olá! tudo bem? respostas a seguir.
1- atmosfera (do grego atmos: gases e sphaira: esfera) é uma camada de ar formada por uma mistura de gases que envolve a superfície terrestre, de forma a ser mantida ao redor do planeta em função da força da gravidade. ... Esses últimos, por serem menos abundantes, são também chamados de gases raros.
2- A atmosfera terrestre atual é constituída por diferentes gases, dos quais podemos destacar: o nitrogênio, com 78%; oxigênio, 21%; e outros gases (como dióxido de carbono, neônio, ozônio, hélio e vapor de água) 1%.
3-
a) Holanda
b) pois metade do seu território se encontra 1 metro acima do nível do mar e a outra metade está abaixo do nível do mar.
4- Os alpinistas sempre levam suprimentos de oxigênio quando vão escalar grandes altitudes porque quanto maior é a altitude, menor é a disponibilidade de oxigênio, o que pode levar o alpinista a sofrer com o mal da montanha.
5- Albedo ou coeficiente de reflexão é a refletividade difusa ou poder de reflexão de uma superfície. É a razão entre a radiação refletida pela superfície e a radiação incidente sobre ela.
6- A amplitude térmica é a diferença entre a máxima e a mínima temperatura de algum local e num determinado período de tempo. Quando essa diferença é grande dizemos que a amplitude térmica é alta.
7-
a) hectopascal
b) alta pressão atmosférica geram um movimento de ar divergente, para fora do centro e também subsidente (de cima para baixo) fazendo com que o ar fique mais seco. ... A alta pressão faz o papel oposto da baixa pressão: seca o ar, diminui a nebulosidade e as condições para chuva.
8- A pressão atmosférica sofre variações conforme as altitudes e as temperaturas. Pressão atmosférica é o peso que o ar exerce sobre a superfície terrestre. ... Quanto maior a altitude de um dado relevo, isto é, quanto mais elevado ele estiver em relação ao nível do mar, menor será a pressão atmosférica.
9- Além das temperaturas, as variações de latitude interferem também na pressão atmosférica. ... Desse modo, depreende-se daí uma outra relação, dessa vez diretamente proporcional: quanto menores as latitudes, menor a pressão atmosférica, e quanto maiores as latitudes, maior a pressão atmosférica
10- A radiação solar é distribuída de forma desigual em todo o planeta terra, isso ocorre devido as diferenças de composição de pontos diferentes na atmosfera, os diferentes relevos, composição do solo e quantidade da água, até mesmo a velocidade do vento interfere.
11- Latitude é a coordenada geográfica ou geodésica definida na esfera, no elipsoide de referência ou na superfície terrestre, que é o ângulo entre o plano do equador e a normal à superfície de referência. A latitude é medida a partir do equador, varia entre 90° sul, no Polo Sul, e 90° norte, no Polo Norte.
12- Altitude é a distância vertical medida entre um ponto e um datum que geralmente é o nível médio do mar. A altitude e a temperatura do local em que ela é medida normalmente são grandezas inversamente proporcionais, pois quando a altitude aumenta em 150 m a temperatura ambiente diminui aproximadamente 1 °C.
13- Massas de ar são grandes bolsões de ar, ventos de escala planetária que se deslocam, por diferença de pressão, pela superfície terrestre, carregando consigo as características de temperatura, pressão e umidade da região em que se originaram.
Explicação: