Respondam purfavor
1-De a cordo com o texto oq teria motivado os revoltosos
2-Qual a origem social dos membros da revolta?
3-Qual foi o destino de seus líderes?
4-Segundo oq vimos na aula e de acordo com o que leu no texto , por que os líderes do movimento não são tão conhecidos?
Marco como mlr resposta me ajudem purfavor
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- A Conjuração Baiana foi resultado da insatisfação das elites com o governo metropolitano que prejudicava as atividades econômicas dessa classe. Além disso, na cidade de Salvador do final do século XVIII, a fome era um problema que afetava a qualidade de vida de todos.
2- A origem dos membros responsáveis pela Conjuração Baiana era de escravos e de pessoas mais pobres da região, já que ambas queriam que a escravidão fosse abolida e essa camada da sociedade fosse atendida. Sem falar que também queriam romper o laço da colônia com Portugal.
3- Todavia, os líderes alfaiates e os soldados receberam a penalidade máxima e mais cruel. Manuel Faustino dos Santos Lira e João de Deus do Nascimento, Luís Gonzaga das Virgens e Lucas Dantas foram executados, decapitados e tiveram suas cabeças penduradas na Praça da Piedade no dia 08 de novembro 1799.
4- Boa parte de seus líderes foi presa durante uma reunião (Desculpa se não está correta, não entendi muito essa)
Caso queira saber mais sobre o tema:
Quais as principais causas e consequências para a Conjuração Baiana?
Haviam seis principais motivos de revolta que a Conjuração Baiana adotou e reivindicou que eram: a abolição da escravidão, a proclamação da República, a diminuição dos impostos, a abertura dos portos, o fim do preconceito e o aumento salarial. Foram por esses pontos que os revoltosos lutaram na Bahia.
Qual foi o principal objetivo da Conjuração Baiana?
A Conjuração Baiana, também chamada de Revolta dos Alfaiates ou Revolta dos Búzios, foi um movimento popular que ocorreu na Bahia em 1798. Tinha como objetivos a independência da capitania, a instauração de uma república, o fim da escravidão e a igualdade entre a população.