respondam pra mim,é urgente por favor
a)O " Texto a República que não era bem uma República " - indica qual mensagem?
b) "A República é anunciada no Brasil" - indica um golpe. Explique como tudo aconteceu de acordo com o texto e vídeo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
|
O contexto da Revolta da Vacina no Rio de Janeiro era conturbado e teve como estopim a campanha de vacinação forçada. O Brasil, na época, era governado por Rodrigues Alves, e a capital, por ordem presidencial, passava por um processo de modernização e revitalização. Nesse processo, ordenou-se, por exemplo, o alargamento de uma série de avenidas da cidade.
O processo de revitalização, por sua vez, acontecia às custas da desocupação de milhares de pessoas do centro do Rio de Janeiro. As desocupações aconteciam de maneira violenta e eram realizadas exatamente para dar lugar às obras de modernização e revitalização. Junto disso foi realizada uma campanha de erradicação de doenças que afetavam intensamente o país naquele período, como a varíola e a febre amarela.
A campanha de vacinação era liderada pelo sanitarista Oswaldo Cruz, e a forma como ela foi conduzida aliada à falta de informação levaram a população a rebelar-se. As vacinações compulsórias aconteciam de maneira violenta, e, além disso, serviços, como matrícula em escolas, passaram a exigir cartão de vacinação.
O temor da população à vacinação levou a uma grande revolta nas ruas do Rio de Janeiro durante os dias citados. O resultado da revolta, além da destruição material na capital, foi a morte de 30 pessoas e mais de uma centena de feridos.
Revolta da Chibata (1910)
A Revolta da Chibata aconteceu em 1910 e teve como estopim a insatisfação dos marinheiros negros contra os castigos físicos a que eram sujeitos na corporação. No começo do século XX, a Marinha brasileira era uma instituição marcada pelo racismo, uma vez que os cargos mais baixos da corporação eram ocupados por negros e mestiços que eram punidos com chibatadas quando alguma regra era violada.
Em 1910, os marinheiros já haviam manifestado sua insatisfação contra as chibatadas quando alguém era punido. O estopim para a revolta dos marinheiros aconteceu quando Marcelino Rodrigues Menezes foi punido com 250 chibatadas sem ter direito a tratamento médico. Os marinheiros, insatisfeitos com os castigos físicos, o racismo e a desigualdade social, rebelaram-se.
Os marinheiros tomaram o controle de quatro embarcações da Marinha exigindo o fim dos castigos físicos. O líder dos revoltosos era João Cândido, conhecido também como Almirante Negro. Os membros da revolta redigiram um manifesto ao presidente Hermes da Fonseca e ameaçaram atacar o Rio de Janeiro caso não tivessem suas reivindicações atendidas.
A Revolta da Vacina foi duramente reprimida com milhares de marinheiros sendo dispensados. Outros acabaram sendo presos, torturados e enviados para a Ilha das Cobras, enquanto outros ainda foram enviados para trabalhar em seringais na Amazônia. Muitos dos que foram enviados para os seringais foram fuzilados no trajeto.
Outras revoltas
As quatro revoltas tratadas anteriormente foram apenas as revoltas mais conhecidas do período, pois, ao longo da Primeira República, diversas outras aconteceram em diferentes partes do Brasil, tais como:
Cangaço;
Revolta de Juazeiro;
Revolta do Forte de Copacabana;
Revolta Paulista;
Coluna Prestes;
Revolta da Armada;
Revolução Federalista etc.
Revoltas urbanas e rurais na República Velha
Muitos historiadores classificam as revoltas da República Velha (ou Primeira República) como rurais ou urbanas. No caso das revoltas rurais, o historiador Boris Fausto ainda afirma que elas podem ser classificadas de três maneiras distintas|4|:
As que combinaram conteúdo religioso com carência social: Canudos e Revolta de Juazeiro.
As que combinaram conteúdo religioso com reivindicação social: Contestado.
As que expressaram reivindicações sociais sem conteúdo religioso: greves de trabalhadores rurais organizadas na década de 1910.
Dessa divisão de revoltas urbanas e revoltas rurais, segue um quadro abaixo que classifica algumas das que aconteceram durante a Primeira República.
Revoltas urbanas
Revoltas rurais
Revolta da Vacina
Canudos
Revolta da Chibata
Contestado
Revolta dos 18 do Forte de Copacabana
Revolta de Juazeiro
Greves operárias
Cangaço
A Coluna Prestes, movimento rebelde formado pelos tenentistas entre 1925 e 1927, foi uma das revoltas que aconteceram na Primeira República.*A Coluna Prestes, movimento rebelde formado pelos tenentistas entre 1925 e 1927, foi uma das revoltas que aconteceram na Primeira República.*
Exercícios sobre rebeliões na República Velha
ARTIGOS REVOLTAS NA REPÚBLICA VELHA
GUERRA DO CONTESTADO
Contestado: uma revolta nos “trilhos” das desigualdades que marcaram a República Velha
Religiosidade e desigualdade social em um dos mais tensos conflitos do período oligárquico.
LEVANTE DO FORTE DE COPACABANA
”Os 18 do Forte”: a insatisfação militar contra o predomínio das oligarquias
A revolta dos militares contra o governo de Artur Bernardes.
REVOLTA DA ARMADA
Floriano Peixoto vence a Revolta da Armada com amplo apoio da população
O conflito militar contrário à ascenção política de Floriano Peixoto.
REVOLTA DA CHIBATA ESPERO TER AJUDADO BONS ESTUDOS!^^❤