Português, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

Respondam essa questão sobre o Barroco para mim. Eu sei que é a "D" ou a "E"

Sobre cultismo e conceptismo, os dois aspectos construtivos do Barroco, assinale a única alternativa incorreta:

a) O cultismo opera através de analogias sensoriais, valorizando a identificação dos seres por metáforas. O conceptismo valoriza a atitude intelectual, a argumentação.

b) Cultismo e conceptismo são partes construtivas do Barroco que não se excluem. É possível localizar no mesmo autor e no mesmo texto os dois elementos.

c) O cultismo é perceptível no rebuscamento da linguagem, pelo abuso no emprego de figuras semânticas, sintáticas e sonoras. O conceptismo valoriza a atitude intelectual, o que se concretiza no discurso pelo emprego de sofismas, silogismos, paradoxos, etc.

d) O cultismo na Espanha, Portugal e Brasil é também conhecido como gongorismo e seu mais ardente defensor, entre nós, foi o Pe. Antônio Vieira, que, no Sermão da Sexagésima, propõe a primazia da palavra sobre a ideia.

e) Os métodos cultistas mais seguidos por nossos poetas foram os de Gôngora e Marini e o conceptismo de Quevedo foi o que maiores influências deixou em Gregório de Matos.

Soluções para a tarefa

Respondido por kdw3
386

Resposta:

Letra D. O cultismo na Espanha, Portugal e Brasil é também conhecido como gongorismo e seu mais ardente defensor, entre nós, foi o Pe. Antônio Vieira, que, no Sermão da Sexagésima, propõe a primazia da palavra sobre a ideia.

Respondido por larissamagrani
46

A literatura barroca no Brasil e no mundo é um estilo literário que perpassou a arte, a arquitetura, a pintura e várias outras manifestações sociais (D).

Tem como característica uma linguagem bastante formal, robusta, detalhada, sensuais e paradoxais.

A literatura Barroca utilizada de cultismo e conceptismo, ou seja, formalismo dos léxicos e trabalha com concepções filosóficas, teológicas e acadêmicas.

O Barroco (ou Seiscentismo) no Brasil teve sucesso através dos padres jesuítas, tendo como precursor Aleijadinho. Além dele, há: Bento Teixeira, Gregório de Matos, Manuel Botelho de Oliveira, Frei Vicente de Salvador  e Frei Manuel da Santa Maria de Itaparica.

O Barroco português teve como autor principal o Padre Antônio Vieira e suas obras “Sermões”.

Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/413570

Anexos:
Perguntas interessantes