Responda V para afirmações verdadeiras e f para afirmações falsas:
( ) A dilatação em uma substância ocorre porque com o aumento da temperatura, as moléculas e outra aumentem
( ) O coeficiente de dilatação volumétrica de uma substância é igual ao triplo do coeficiente de dilatação linear dessa substância, ou seja, Y= 3. a
( )Quando aquecemos um líquido em um recipiente, o líquido se dilata mais porque os líquidos têm o coeficiente de dilatação menos do que os sólidos
( )O número de mols de um gás indica a quantidade dos mols de moléculas presente em determinada massa gás, onde 1 mol= 6,02. 10 ^23 molécula
( )A transformação gasosa onde o gás permanece com o mesmo volume após aumento de temperatura e pressa é denominada transformação isobárica.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os líquidos podem sofrer dilatação térmica, assim como os sólidos, quando aquecidos. A dilatação dos líquidos ocorre quando sua temperatura aumenta, de forma que suas moléculas fiquem mais agitadas. Para determinarmos a dilatação do volume de um líquido, precisamos conhecer o seu coeficiente de dilatação volumétrica, mas, também, deve-se levar em conta a dilatação sofrida pelo recipiente que contém esse líquido.
A dilatação sofrida pelos líquidos é chamada de dilatação volumétrica. Nesse tipo de dilatação, todas as dimensões de um corpo ou fluido, como líquidos e gases, sofrem aumentos significativos em resposta a um aumento de temperatura. Tal fenômeno surge em razão da agitação térmica das moléculas do corpo: quanto maior a temperatura, maior é a amplitude da agitação dessas moléculas, que passam a deslocar-se em um espaço maior.
Explicação:
Podemos calcular a dilatação volumétrica sofrida por um líquido por meio da seguinte fórmula:
ΔV — variação de volume (m³)
V0 — volume inicial (m³)
γ — coeficiente de dilatação volumétrica (ºC-1)
variação de temperatura (ºC)
A fórmula mostrada acima pode ser usada para calcular o aumento no volume (ΔV) de um líquido em razão de uma variação em sua temperatura (ΔT). Com algumas manipulações algébricas, é possível escrever a mesma fórmula anterior em um formato que nos permite calcularmos diretamente o volume final de um líquido após o seu aquecimento, confira:
V — volume final do líquido
Perceba que, em ambas as fórmulas, é necessário que se conheça o quanto vale a constante γ, conhecida como coeficiente de dilatação volumétrica. Essa grandeza, medida em ºC-1(lê-se: 1 sobre graus Celsius), fornece-nos quão grande é a dilatação de alguma substância, para cada 1ºC de variação em sua temperatura.