RESPONDA URGENTE 20 PONTOS!!!
1- Por que a Ilha de Creta é considerada um lugar importante para os estudos dobre a Grécia Antiga?
2-Explique a importância do poeta Homero, para o estudo dos antigos gregos.
3- Caracterize e diferencie a democracia ateniense e a Oligarquia Espartana
4-Por que o relevo da Grécia teve grande importância na formação politica desse povo?
5-Cite as contribuições que o político Psístrato fez para a democracia Ateniense
Soluções para a tarefa
Creta desenvolveu-se, entre aproximadamente 2000 e 1400 a.C, uma das mais brilhantes civilizações da Antiguidade: a civilização cretense. Essa civilização tinha conhecimento da escrita, desenvolveu uma rica produção artesanal e um imenso comércio marítimo. Os cretenses habitavam a ilha de Creta, situada no Mar Mediterrâneo, entre a Grécia, a Ásia Menor e o Egito. Sua posição geográfica era quase um traço de união entre a Ásia, a Europa e a África. Está no sul do mar Egeu e é a segunda maior ilha do mar Mediterrâneo oriental e a quinta maior de todo aquele mar. Segundo um mito, era naquela ilha que vivia o minotauro. A capital da ilha é a cidade de Iráclio. Estudos arqueológicos mostram que os primeiros habitantes teriam chegado à ilha por volta do ano 3000 a.C., provavelmente vindos da Ásia Menor. A partir de 2000 a.C. já se destacavam como senhores do comércio no Mar Egeu. A expansão marítima e o consequente contato com várias civilizações desenvolvidas da época levaram os cretenses a construir uma grandiosa civilização. Não há muitas informações sobre a história de Creta, pois a escrita minóica, que era utilizada pelo povo cretense, ainda não foi totalmente decifrada. A escrita minóica era semelhante aos hieróglifos egípcios, formada por pequenas figuras e símbolos. Apenas os relatos dos antigos gregos, de obras do século VI e V a.C., e sobretudo as escavações arqueológicas, permitem-nos reconstruir, em parte a história desse povo e conhecer um pouco de sua cultura. Sabe-se também, que aquela civilização construiu palácios em Cnossos, em Festos, em Maliá e em Santa Trindade – palácios cujas ruínas ainda são vistas. Inicialmente, os cretenses praticavam uma agricultura especializada, cultivando cereais, oliveiras e vinhas, e criavam animai, mas na verdade o comércio é que era a base da economia. Para incrementar as atividades comerciais, os cretenses desenvolveram uma diversificada produção artesanal, utilizando metais (cobre, bronze, ouro e prata), e fabricando objetos de cerâmica. E tão importantes eram os artigos de cerâmica para o comércio que os artesãos chegaram até a ocupar posição de destaque na economia urbana e na sociedade. Se gostar da resposta, marque-a como a melhor. Por favor!
1- Porque Creta foi o lugar onde se desenvolveu a civilização minoica, povo bastante avançado culturalmente que ergueu um grande reino nesta ilha. Sua influência se fez presente também na Grécia continental.
2- Através de Homero podemos estudar e entender mais das crenças dos antigos gregos, suas visões de mundo, seus rituais, sua mitologia e suas origens. A ilíada e a odisseia feitas por ele são obras primas historiográficas que nos revelam muito sobre a Grécia.
3- A democracia ateniense incluía todos os cidadãos com mais de 20 anos na chamada assembleia do povo ou Eclésia. O regime de Esparta era basicamente militar e formava seus cidadãos para a guerra. Diferentemente de Atenas, Esparta era regida por dois reis, um controlava os rituais da cidade o outro liderava os homens nas guerras.
4- A Grécia é uma região bastante montanhosa. Isso forçou os povos daquela região a guerrearem com certa frequência em busca das melhores terras para o cultivo e consequentemente sua subsistência. Essa busca por terras férteis fez com que muitos dos povos que ali viviam migrassem para outras regiões, fundando as chamadas colônias gregas em territórios que iam do norte da áfrica até a península ibérica, sul da frança ou península itálica.
5- Durante o governo do tirano Pisístrato houve uma limitação dos poderes da aristocracia, confiscando terras e distribuindo-as entre os pequenos proprietários. Além de terras, concedeu empréstimos estatais para fomentar a agricultura. Em benefício aos mercadores e artesãos, seu governo deu impulso às construções navais, transformando Atenas num poderoso Estado marítimo. O comércio ateniense expandiu-se pelo Mar Egeu e houve um grande progresso do artesanato na Ática. Com a debilidade da aristocracia, estabeleceu-se um novo bloco dominante no poder, composto pelos mercadores, artesãos e camponeses ricos.