História, perguntado por anaclarakulmann, 11 meses atrás

Responda em seu caderno.
1- Após a guerra do Paraguai, que fatores contribuíram para a queda de dom Pedro II?
2- Por que o exército deixa de apoiar d. Pedro II?
3- Por que a igreja deixa de apoiar d. Pedro II?
4- A abolição da escravidão enfraqueceu o governo de D. Pedro II? Por quê?

Soluções para a tarefa

Respondido por juliaarrudaalves
0

Resposta: No final do século XIX, a Igreja Católica do mundo todo reforçou os seus dogmas e o poder do papa. Além disso, o clero efetivou a sua crítica à maçonaria. Ao proibir a entrada de maçons nas irmandades religiosas, o bispo Dom Vidal, de Olinda, foi preso.

Porque continuar a explorar a mão de obra escrava. A liberdade para os negros representava prejuízo para os fazendeiros que a partir daí teriam que pagar pela mão de obra em suas lavouras.

Por causa de um conflito entre a Igreja e a Maçonaria. Seguindo as encíclicas do Papa Pio IX, dois bispos passaram a aplicar punições à irmandades e congregações com membros maçons. D. Pedro, que era maçom e também tinha poderes sobre a Igreja (padroado) prendeu os dois bispos. A Igreja considerou esse apoio aos maçons como interferência do governo num assunto interno da Igreja, e por isso deixou de apoiar D. Pedro II.

A abolição a escravidão de negros no Brasil,foi uma ação que ia contra todos os negócios de famílias importantes no Brasil,conhecidos como "Oligarquias". A revolta criada por abolir precocemente a escravidão sem um processo lento e seguro enfraqueceu o governo de Dom Pedro II que perdeu uma grande parte de seus apoiadores para o grupo republicano brasileiro composto principalmente pela elite militar brasileira que estava fortificada após a guerra do Paraguai.

Explicação:

Perguntas interessantes