História, perguntado por Usuário anônimo, 6 meses atrás

Responda de acordo aos seus conhecimentos:

· Você sabe como acontecia o comércio de escravos da África para a América? Se sim, comente.

ATIVIDADE 01-
Leia o texto abaixo para responder as alternativas em seguida.

Até cerca de 1850, traficar com escravos era uma profissão lícita e respeitável, não se violava qualquer lei ou cometia em qualquer rejeição. Quem tivesse alguma poupança, rico, pobre ou remediado, investia nesse negócio. Era comum que pobres brancos – uma viúva, um rapaz sem posses, por exemplo – e negros empreendedores, tão logo alforriados, ou retornados à África, ou ainda mesmo na situação de escravos, tivessem um, dois ou três cativos. O costume brasileiro permitia a um escravo ter outro escravo, nesse caso chamado de escravo vicário (...). O tráfico negreiro surgiu, no início do século XV, da necessidade de gerar riqueza nas Américas. Onde comprar trabalho que é, também, mercadoria, para colonizar a América (ou seja, gerar riqueza). A primeira ideia foi utilizar os trabalhadores nativos que Cristóvão Colombo, impropriamente, chamara de índios. Os nativos do Novo Mundo, no entanto, não dariam os lucros de que o negócio como um todo necessitava. Como o índio era apresado no local pelo colono europeu, não interessava aos financiadores da produção. Não dava o lucro suficiente para investir. O índio não era investimento, pois conhecia bem a terra e poderia desaparecer no sertão (aliás, uma corruptela de “de sertão”).
Assim, ele foi aproveitado no que deu: para embarcar madeira em navios em troca de camisas, chapéus, facas, coisas do gênero. (...) Os índios continuaram sendo escravizados mesmo depois da importação em massa de africanos – sendo estes os preferidos por serem mercadoria, comprados por um preço e vendidos por outro mais alto. O tráfico de africanos para a América durou, aproximadamente, quatrocentos anos os Estados Unidos o encerraram em 1820, (...) a Grã-Bretanha, em 1824, decretou que a partir de 1835 qualquer pessoa envolvida no tráfico deveria “como prova de culpabilidade sofrer pena de morte como piratas, criminosos e ladrões” (depois, a pena foi abaixada para banimento).

Fonte: Adaptado de Joel Rufino dos Santos.
A Escravidão no Brasil. São Paulo: Melhoramentos, 2013.

a) No texto o autor fala que traficar escravos era uma profissão lícita, respeitável. O que ele quer dizer com isso? Comente.

b) Quanto tempo durou o tráfico de escravos negros para o Brasil, segundo o texto?

c) Segundo o texto, por que utilizar os trabalhadores nativos do Novo Mundo não daria os lucros que os colonizadores necessitavam? Comente.

ATIVIDADE 02- Leia o fragmento do texto abaixo, observe a imagem, acima, e marque a alternativa CORRETA.

O uso de sapatos é um importante elemento de diferenciação social entre negros libertos ou em melhores condições na ordem escravocrata. Na sociedade escravista colonial brasileira o vestuário era utilizado frequentemente como marca de distinção social. Assim que alforriados, os negros libertos procuravam comprar sapatos para se diferenciar dos escravos que eram proibidos de usá-los.

Que aspecto histórico da escravidão no Brasil do séc. XIX pode ser identificado a partir da análise do vestuário do casal retratado acima?

a) ( ) O uso de trajes simples indica a rápida incorporação dos ex-escravos ao mundo do trabalho urbano.

b) ( ) A presença de acessórios como chapéu e sombrinha aponta para a manutenção de elementos culturais de origem africana.

c) ( ) O uso de sapatos é um importante elemento de diferenciação social entre negros libertos ou em melhores condições na ordem escravocrata.​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Aleske
1

Sobre a escravidão no Brasil colonial:

➯ Os negros eram trazidos da África para a América em embarcações e aqui eram trocados por mercadorias. O negros eram utilizados na América como mão-de-obra.

1) Em relação ao texto "A Escravidão no Brasil":

a) Pois a escravidão não se violava qualquer lei ou cometia qualquer rejeição.

b) O tráfico negreiro para a América durou aproximadamente quatrocentos anos. Como o Brasil foi o último país da América a abolir a escravidão, então teve duração de cerca de 400 anos.

c) O índio era apresado no local pelo colono europeu e conhecia bem a terra, podendo desaparecer no sertão.

2) Em relação à vestimenta dos negros durante a época da escravidão, a alternativa correta é:

c) O uso de sapatos é um importante elemento de diferenciação social entre negros libertos ou em melhores condições na ordem escravocrata.​

  • Como apontado no enunciado, os negros que utilizavam sapatos eram considerados livres, já que os negros não livres eram proibidos de usar. Isso era um mecanismo de diferenciação social.

As outras alternativas estão erradas, pois as pessoas da imagem não estão usando roupas simples (a); e a presença de chapéu e sombrinha são elementos típicos europeus (b).

➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖

Venha estudar mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/46922005

Anexos:

Aleske: É sobre independência da Bahia, não conheço a história desse estado, não vou saber responder.
Aleske: Ah sim, que bom :)
Aleske: Boa tarde, respondido
Perguntas interessantes