Geografia, perguntado por marciakuff, 1 ano atrás






Responda as seguintes questões , sobre a Primavera Árabe :

1-) O que foi a Primavera Árabe na Tunísia?

2-) Quais foram os primeiros países a desencadear a Primavera Árabe ?

3-) Qual foi a dimensão econômica da Primavera Árabe ?

4-) Quais aspectos políticos estavam em jogo na crise dos países do mundo árabe ?

5-) De que modo a desigualdade social influencia as manifestações no mundo árabe?

6-) Comente qual a importância da OTAN na derrubada do dirigente líbio Muammar Kadafi?





Se vcs puderem me ajudar agradeço ;)

Soluções para a tarefa

Respondido por BurroDMais1
11

Resposta: 1) Primavera Árabe É o nome dado à onda de protestos, revoltas e revoluções populares contra governos do mundo árabe que eclodiu em 2011. A raiz dos protestos é o agravamento da situação dos países, provocado pela crise econômica e pela falta de democracia. ... Países envolvidos Egito, Tunísia, Líbia, Síria, Iêmem e Barein.

2) Egito, Tunísia e Líbia.

3) A relação da Primavera Árabe com a economia está muito ligada ao processo de extração, benficiamento, exportação e importação de produtos ligados ou do próprio petróleo. Os países árabes envolvidos nestes movimentos revolucionários e de protesto, como o Egito, a Tunísia, a Líbia e a Síria, possuem ricas reservas petrolíferas. Destacam-se também a Argélia e, principalmente, as áreas já históricamente disputadas por suas riquezas naturais: Iraque, Jordânia, Omã e Iémen.

4) A década iniciada em 2010 trouxe diversas movimentações políticas para o mundo. Nesta década diversos movimentos aconteceram ao redor do mundo e principalmente nos países árabes na região do Oriente Médio. Os aspectos políticos em jogo nestas regiões estão quase sempre associados a: disputas religiosas e étnicas e, majoritariamente, domínio de regiões para a exploração de petróleo. Países interessados em taxas mais aceitáveis para a negociação nas nações árabes acabaram influenciando e por vezes financiando levantes populares, golpes de Estado e intervenções em territórios soberanos.

5) A elite era bastante rica no Oriente Médio, mas a população vivia em uma pobreza extrema, que alguns até morriam de fome. Como no governo "não tinha" o voto para ele eleger o presidente do país, a situação ficava ainda pior.

Os governos daqueles países era bem autoritários e se recusavam a sair do poder. Tinha uns que estavam no poder a mais de 20 anos. Um cara chamado Bouazizi que trabalhava vendendo suas mercadorias para poder sobreviver sofria repressão dos policiais direto, mas teve um dia que ele se revoltou e ateou fogo no seu próprio corpo, assim a população gravou, mandou para o Facebook e o vídeo foi visto por milhões de pessoas, o que gerou uma grande revolta e o povo foi atrás dos presidentes para depor os mesmos. Esse movimento foi denominado de Primavera Árabe. Primavera = Renascimento e Árabe é porque foi em países que praticavam essa cultura.

Na Síria esse movimento ainda ocorre, porque a população quer depor o presidente Bashar Al - Assad que se encontra no poder desde 2000.

6) Em abril de 2011, um mês após os primeiros bombardeios, a operação anti-Kadafi na Líbia – sucessivamente franco-britânica, depois norte-americana e finalmente endossada pela Otan – estagnou-se diante da resistência do regime e do amadorismo da insurreição

Abraços espero ter ajudado!!! ÄßΓÄςσ!!

Explicação:


marciakuff: Vlwwws szz, ajudou ss :)
Perguntas interessantes