História, perguntado por grossetheodoro, 5 meses atrás

Responda as questões abaixo no espaço reservado:
1) Aponte quais foram os fatores econômicos e sociais que estimularam a crise do Império Romano do Ocidente, apontando suas consequências para com a proteção e administração desse vasto império.
2) Explique de que forma as invasões bárbaras provocaram a ruralização da sociedade romana e a formação da sociedade feudal:
3) Por quais motivos podemos afirmar que a sociedade feudal se originou de uma miscigenação (mistura) cultural?
4) Quais foram os elementos culturais mais marcantes que romanos, de um lado, e bárbaros, do outro. trouxeram para a cultura da Idade Média?
5) Aponte quais eram as vantagens mútuas que a Igreja Católica e os líderes bárbaros adquiriram na Idade Média com a aliança firmada entre eles:
16) O que levou o papa Leão III a coroar Carlos Magno como imperador no ano 800?
7) Por quais motivos Carlos Magno passa a dividir o grande território conquistado, primeiro em ducados, condados e marcas, e depois em feudos?
8) Explique o que era, como funcionava e quem participava de uma relação de vassalagem (contrato vassálico) na Idade Média, destacando qual era o papel do feudo nessa relação.
9) Por quais motivos o poder de fato dos reis sobre a maior parte do território de seu reino foi diminuído durante a Idade Média?
10) Explique o significado do termo "Alta Idade Média" e do termo "feudalismo".
11) Aponte por que dizemos que a sociedade feudal era uma sociedade estamental, explicando a relação desse fato com a religião predominante na Europa do período.
12) Quais eram os três grupos sociais da Idade Média? Quais as características e papéis de de cada grupo nesta sociedade?
13) Explique a diferença entre servo e vilão na sociedade feudal:
14) Aponte as diferenças de origem e de função entre o alto clero e o baixo clero na Idade Média:
15) Qual era a base e principal riqueza da economia da Alta Idade Média?
16) Como eram divididas e organizadas as terras de um feudo?
17) Aponte e explique quais eram os tributos/impostos pagos pelos servos (camponeses) medievais aos senhores feudais.
18) Como era feito o comércio na Alta Idade Média?
19) Aponte o motivo pelo qual dizemos que a cultura da Idade Média era uma cultura teocêntrica:
20) Aponte onde e como era transmitida, quais os seus conteúdos, e a qual a língua utilizada para propagar a cultura erudita na Alta Idade Média:
21) Explique de que forma era transmitida a cultura popular na Alta Idade Média, apontando em quais atividades ela se manifestava e qual a linguagem utilizada para propaga-la:
22) Aponte a localização geográfica de surgimento da religião islâmica, descrevendo as características geográficas predominantes nesse território:
23) Quais as diferentes entre o modo de vida dos povos que viviam no deserto e os povos que viviam no litoral da Península Arábica no século XVII?
24) Quais eram as características principais da religião árabe antes do surgimento do islamismo?
25) Porque dizemos que a religião islâmica é monoteísta e messiânica?
26) Explique como surgiu a religião islâmica no século XVII, apontando o motivo que faz dessa uma religião nascida de um sincretismo:
27) Explique o princípio islâmico da Jihad:
28) Explique as diferenças da política na Península Arábica antes e depois do surgimento do islamismo no século VII.
29) Podemos dizer que o islamismo foi limitado a Península Arábica entre os séculos XVII a XIII? Explique sua resposta:
30) Como se dava as atividades econômicas na Península Arábica antes e depois do surgimento e expansão do islamismo?

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
5

Resposta:

Após o auge vivido nos dois primeiros séculos da Era Cristã, o Império Romano viveu anos de extrema dificuldade. Uma série de fatores reuniu-se para que um dos maiores impérios do mundo Antigo viesse a ruir paulatinamente, podemos apontar a crise do sistema escravista, a estagnação comercial, a diminuição da produção agrícola e a pressão exercida pelos povos germânicos que viviam nas fronteiras do império.

Durante o auge da economia imperial, a produção de riquezas dependia intimamente do vasto número de escravos. Provenientes das regiões dominadas por Roma, esses escravos eram utilizados nas grandes propriedades responsáveis pelo abastecimento da população romana. No entanto, a falta de escravos (observada a partir do século III) acabou gerando uma recessão econômica sentida pela diminuição da produção agrícola e a diminuição dos impostos arrecadados pelo império.

Ao atingir os limites máximos de suas conquistas militares, os exércitos romanos não mais conseguiram o mesmo número de escravos outrora observado. Com isso, houve a escassez da mão-de-obra escrava causando o encarecimento dos gêneros alimentícios. Dessa maneira, as grandes propriedades começaram a ser arrendadas, fazendo com que a base da economia agrícola romana centrasse na pequena propriedade. Com pequenas unidades de produção, a utilização de escravos se tornou ainda mais desvantajosa.

Explicação:


Usuário anônimo: tem como clicar de novo
grossetheodoro: mds 6 são muito p4u no c#
Respondido por geovanna7185495
3

Resposta:

1- Durante o auge da economia imperial, a produção de riquezas dependia intimamente do vasto número de escravos. ... No entanto, a falta de escravos (observada a partir do século III) acabou gerando uma recessão econômica sentida pela diminuição da produção agrícola e a diminuição dos impostos arrecadados pelo império.

2- Em decorrência das invasões dos povos bárbaros houve o processo de ruralização da sociedade europeia. Fugindo dos ataques bárbaros, os povos do Império Romano que viviam nas cidades passaram a se dirigir para o campo, como forma de se protegerem dos ataques.

3-  Pois os líderes bárbaros se juntaram com a igreja que foi a única (construção) romana que sobrou depois da invasão bárbara, e assim quando eles se juntaram começaram a misturar suas culturas criando assim uma nova sociedade.

4- Outro traço característico da cultura germânica a se introduzir na Europa Medieval tem a ver com a organização social. Divididos entre guerreiros, homens livres inferiores e escravos, a sociedade germânica era desprovida de mecanismos capazes de permitir a ascensão social dos indivíduos.

5- A relação entre a igreja católica e os francos é de apoio mútuo, pois após a queda do Império Romano, o único reino herdado do povo invasor e capaz de se autossustentar militarmente e politicamente foram os francos, convertidos de acordo com o cristianismo.

16- Ajoelhou-se e começou a rezar. O Sumo Pontífice aproximou-se dele, trazendo nas mãos um diadema de ouro. E então, para surpresa de muitos, Leão 3º coroou o rei franco como imperador do Sacro Império Romano, investindo-o da suprema autoridade temporal sobre os povos cristãos do Ocidente.

7- Para facilitar a administração do vasto território, Carlos Magno criou um sistema bem eficiente. As regiões foram divididas em condados (administradas pelos condes). Para fiscalizar a atuação dos condes, foi criado o cargo de missi dominici.

8- contrato feudo-vassalico era a relação estabelecida entre senhores feudais e camponeses no período do Feudalismo, era baseado na fidelidade do vassalo (camponês) em troca do favor de poder cultivar a terra do suserano( senhor feudal).

9- A idade média Ocidental é caracterizada pelo Feudalismo, ou seja, Feudos= Terra. Ao compreender isso, entenda que como a Europa estava fragmentada em vários feudos que o rei os doou aos nobres, ele perde seu poder, pois não é dono de terras, de modo grandioso.

10- A Alta Idade Média e o Feudalismo na Europa

Foi marcado pelo predomínio da vida rural e pela ausência ou redução do comércio no continente europeu. A sociedade feudal baseava-se na existência de dois grupos sociais – senhores e servos. ... Saiba também sobre as Relações de Suserania e Vassalagem no Feudalismo.

11- A Sociedade Estamental ou de Estados representa a estrutura social típica do sistema feudal medieval, dividida nos estamentos (grupos sociais), onde quase não existe mobilidade social, ou seja, a posição do indivíduo na sociedade dependerá de sua origem familiar, por exemplo: nasceu servo, morrerá servo.

12- A sociedade do feudalismo era dividida em três classes sociais: o clero, tendo como principal membro a igreja católica; a nobreza, composta pelos senhores feudais; e os servos, preenchida pela classe mais baixa e os camponeses.

13- Devemos lembrar que, o trabalhador do feudo recebia o nome de servo, e que havia naquele, então, vários graus de servidão; os vilões eram aqueles servos mais próximos do senhor feudal, pelo qual recebiam maiores privilégios pessoais e econômicos e tinham menos deveres.

14- Já o baixo clero é composto pela esfera mais baixa da Igreja: são os padres, párocos e evangelistas locais. O alto clero, portanto, possuiu grande poder político, social e econômico, sendo responsável por decisões que estruturavam a Igreja, enquanto que o baixo clero apenas colocava em prática estas decisões.

15- A economia, como já podemos perceber, era dependente do trabalho agrícola, do qual quase toda a riqueza no período era produzida, por meio do trabalho dos camponeses.

16- A divisão das terras feudais eram feitas em três categorias: manso senhorial, manso servil e manso comunal. As terras de um feudo eram costumeiramente divididas em diferentes mansos. ... Geralmente, as terras eram dividas em três categorias elementares: o manso senhorial, o manso servil e o manso comunal.

17- No feudalismo, os servos pagavam aos nobres (senhores) diferentes tributos e taxas. Uma delas era a formariage. ... Havia também, outros tipos de tributos ou taxas, como a corveia, a banalidade, a talha, a capitação, o censo, a taxa de Justiça, a mão-morta, a albernagem e o tostão de Pedro ou dízimo.

18- O comércio, errante ou fixo, é a grande razão de ser da enorme importância das feiras no Ocidente medieval até ao século XIII. As feiras eram encontros entre mercadores que vinham, em muitos casos, de diversas partes da Europa para, num período de semanas, comprarem e venderem os seus produtos.

Explicação:

bons estudos.

Perguntas interessantes