Responda as questões abaixo:
1) O que foi o feudalismo?
2) Como era a sociedade feudal?
3) De que maneira essa sociedade se divicia?
4) Como ocorriam as coricessões de terra?
5) identique os fatores que desencadearam a crise do feudalismo.
alguém me ajuda por favor.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)Feudalismo é o nome dado à forma de organização econômica e social vivenciada na Europa Centro-Ocidental durante o período histórico conhecido como Idade Média, entre os séculos V e XV. O nome é derivado dos feudos (ou vilas), as unidades de habitação e produção que eram características do período.
2)A sociedade feudal era essencialmente rural baseada no feudo (terras) e inserida num sistema monárquico de descentralização do poder. ... Ela foi marcada por uma produção agrária e de subsistência, onde predominava o trabalho servil e a influência do cristianismo.
3)Divisão da sociedade feudal. A sociedade do feudalismo era dividida em três classes sociais: o clero, tendo como principal membro a igreja católica; a nobreza, composta pelos senhores feudais; e os servos, preenchida pela classe mais baixa e os camponeses.
4)Durante o feudalismo a concessão de terras era feita por meio do acordo estabelecido entre o suserano, que concedia o controle das terras, e o vassalo, que era quem recebia estas terras, na cerimônia de vassalagem.
5)Fatores Responsáveis pela Decadência da Feudalismo:
A fome, a guerra e a peste.
A crise do sistema feudal: crise agrícola, estagnação do comércio, fome, pestes, guerras e rebeliões.
A Grande Fome (1315-1317) e a Peste Negra (1347-1350)
Resposta:
1. Sistema econômico predominante na Europa durante a Idade Média. Nesse sistema os senhores feudais forneciam feudos (porções de terra) para os servos trabalharem em troca de inúmeros impostos.
2. A sociedade dividida em classes seguia o sistema de castas, onde uma pessoa nascida na nobreza se mantinha dessa forma pelo resto de sua vida, assim como os camponeses estavam condenados a servirem enquanto respirarem. A divisão social era clara, afinal era o que mantinha o sistema "funcionando". Os vassalos (servos) eram submetidos ao sistema do senhor feudal, sendo passivos à impostos, trabalhos exaustivos e as demais coisas propostas no juramento de coricessão.
3. A sociedade feudal era classista e dividida em três classes sociais: clero, nobreza e servos. O clero era composto por membros da igreja católica que ditavam as regras na Europa, a nobreza era formada pela elite que detinha os feudos, e os servos eram aqueles que trabalhavam nos feudos e compunham a maior parte da sociedade.
4. Os suseranos (donos dos feudos) fechavam um acordo com os vassalos (os servos), onde os mesmos participavam de uma cerimônia cristã de juramento e dedicação ao senhor feudal, uma forma de consolidação de alianças políticas. Os vassalos administravam o feudo quase por completo, enquanto os suseranos recebiam os impostos e forneciam o espaço.
5. Os maus tratos com os servos foram, claro, o principal gatilho para as revoltas que colaboraram grandemente com a crise do feudalismo. Impostos abusivos, trabalho escravo e as demais opressões dos senhores feudais para com seus vassalos agravaram a insatisfação que esse grupo nutria. A alta taxa de natalidade agravou a fome e também comprometeu os espaços dos feudos, além de gerar um interesse comercial por parte da burguesia. Muitas pessoas abandonaram seus feudos para viverem no sistema de troca e venda das cidades, fundando espaços urbanos ao redor dos centros comerciais de artesãos etc. A morte desenfreada por guerras e pela peste foi a cereja do bolo na queda do sistema feudal, diminuindo bruscamente a mão de obra nas terras. Isso somado foi o que enterrou de vez o feudalismo medieval.