História, perguntado por juliaalvessilva59, 1 ano atrás

responda às questões a seguir sobre os seus estudos acerca da mineração no brasil colonia

1- O que era a intendência das Minas ?Qual a importância dela para a administração portuguesa?

2- Qual era a base que determinava a cobrança do imposto chamado capitação ? Por qual razão os donos das lavras o consideravam injusto

3-Encontrar minérios na colonia brasileira certamente atenderia aos interesses da Metrópole portuguesa . Mas quais seriam as mudanças que a presença de grande quantidade de minério poderia provocar sobre o território e organização da sociedade colonial ? o ouro enriquecia o brasil ?

Soluções para a tarefa

Respondido por iiannesouslaininha24
29

Resposta:

1- intendência das Minas foi o órgão criado para cobrar os impostos e superintender todo o serviço de mineração. A Intendência compunha-se de um superintendente, a quem cabia a supervisão geral dos trabalhos e de um guarda-mor, que fazia a repartição e fiscalização das jazidas entre os mineradores. Em lugares afastados da Intendência, era nomeado um Guarda-menor (nomeado pelo Guarda-mor), o que acabou gerando abusos, como a venda de nomeações, etc

2- No Brasil colonial, foi cobrada a partir de 1734 com o intuito de acabar com a "ociosidade dos negros forros e dos vadios em geral", que incluía toda a população pobre, fosse branco, negra ou mestiça. Cada dono de escravo, fosse branco, índio ou negro forro, tinha que pagar, semestralmente, sob pena de confisco do escravo e outras penas, esse imposto de 4 oitavas e 3 quartos de ouro por cabeça de escravo que possuísse. Da mesma forma, os negros forros, os pretos livres e os brancos pobres, que tivessem ou não escravos, caso trabalhassem com as próprias mãos, também tinham que pagar por si mesmos esse imposto, sob pena de prisão, multa, com açoites para os negros, e degredo para as reincidências previstas na Lei da Capitação, com penas diferenciadas para cada casta.

3-A exploração do ouro em Minas desencadeou uma grande onda migratória de portugueses e de pessoas de outras regiões da colônia no século XVII. Cerca de 30 a 50 mil aventureiros vieram em direção às minas à procura de enriquecimento. A densidade populacional aumentou sobremaneira nessa região e aumentaria ainda mais com a presença dos escravos que, encarregados do trabalho braçal, passaram a compor a base da sociedade mineradora.

Explicação:


juliaalvessilva59: muuuiiito abg
dalilapereirama: valeu !!!!
Respondido por luislhenrique
19

Resposta: a) a intendência das minas foi um orgão criado pelo governo português para controlar, fiscalizar e facilitar a extração de ouro no Brasil, era importante pois por meio do guarda-mor a coroa portuguesa ficava sabendo de tudo que estava acontecendo em relação ao ouro no Brasil.

b)  era um imposto cobrado a colonos sobre seus imoveis terras e escravos, sendo considerado abusivo pelos mesmos. a coroa portuguesa repudiava com força as revoltas sobre ps impostos, onde os portugueses só estavam interessados em acumular riquezas.

c) Claramente o ouro mudou a forma de como os portugueses olhavam para o brasil, já que desde o começo essa era intenção de colonizar o Brasil (encontrar minérios), mas isso não enriqueceu o Brasil em si, pois portugal estava em pleno mercatilismo, que representava a força do país por meio se suas riquezas, então boa parte do ouro econtrado aqui ia parar em portugal

Explicação:


juliaalvessilva59: obg tmb
sophialau51: Obrigada
Perguntas interessantes