História, perguntado por sirlenesantoos1144, 4 meses atrás

Responda às perguntas , o que era a Política Café com leite? Como os coronéis controlavam os votos e garantiam a eleição dos candidatos apoiados por eles? Que benefícios os coronéis recebiam em troca?

Soluções para a tarefa

Respondido por marcosvinicius8713
1

Resposta:

Política do café com leite derivou-se da "Política dos Governadores" e visava a predominância do poder nacional por parte das oligarquias paulista e mineira, executada na República Velha a partir da Presidência de Campos Sales (1898-1902), por presidentes civis fortemente influenciados pelo setor agrário dos estados de .

O voto de cabresto é um mecanismo de acesso aos cargos eletivos por meio da compra de votos com a utilização da máquina pública ou o abuso de poder econômico. É um mecanismo muito recorrente no interior do Brasil como característica do coronelismo

Respondido por zyolennis
4

Resposta:

a) Café com leite era um termo que se referia a um fenômeno político peculiar da história do Brasil, quando nos primeiros anos da República, entre 1889 e 1930, o poder político brasileiro

b) Os coronéis controlavam os votos e garantiam a eleição dos candidatos apoiados por eles por meio da violência e da grave ameaça, da coerção e do clientelismo, sendo que essa prática ficou conhecida como "voto de cabresto".

Os coronéis controlavam os votos e garantiam a eleição dos candidatos apoiados por eles por meio da violência e da grave ameaça, da coerção e do clientelismo, sendo que essa prática ficou conhecida como "voto de cabresto".c) Ao estabelecer o voto universal masculino, a Primeira República entregou aos coronéis o comando político dos municípios. Muitos eleitores ficavam sujeitos as pressões e práticas da compra de votos, exercidas por esses chefes políticos locais.

Perguntas interessantes