RESPONDA:
A) Quais os meios tecnológicos e não-tecnológicos utilizados por você para desenvolvimento do processo de aquisição da linguagem no contexto educacional?
B) Na sua opinião, é perceptível que o avanço das tecnologias contribui para a mudança na forma como você se relaciona com a leitura e a escrita?
C) O processo de aquisição da linguagem formal é discutido no contexto de aprendizagem e estudo? Como você enfrentam fato de terem que utilizar a linguagem formal no contexto educacional?
D) “A proliferação da internet no mundo tem mudado - e muito - os costumes da população, inclusive as formas e recursos utilizados para nos comunicarmos. Atualmente, as formas de ler e escrever já não são mais as mesmas” (Costa (2005, p.24). Durante seus estudos quais recursos tecnológicos lhe são mais úteis no processo de aquisição de conhecimento? Você acredita ser possível adquirir conhecimento sem tais recursos?
Soluções para a tarefa
Os meios não tecnológicos:
Livros;
Revistas;
Diálogo em família, etc.
Tecnológicos:
Celulares;
Computadores;
Tablet's, etc.
Sim. As mudanças no campo das tecnologias contribuem para a forma como nós enquanto indivíduos entendemos a leitura e a escrita, já que linguagens informais e novas formas de interação passam a ser direcionadas dentro desse processo.
A linguagem formal é mais do que necessária para que se entenda e possa se aplicar as linguagens informais.
Utilizar o computador, o celular e adquirir diferentes tipos de informação sobre assuntos diferentes é uma tática interessante para adquirir conhecimento.
a) Meios tecnológicos:
- O uso de computadores, podendo estar conectados ou não à internet. Aqui, a aquisição da linguagem pode ser obtida por alguns diferentes meios:
- softwares específicos, destinados ao aprendizado de línguas;
- utilização de sites e redes sociais voltados à educação;
- utilização de jogos online e offline.
- A televisão, por meio de programas educativos.
- Os celulares
Aqui, podem ser utilizados sites e redes sociais educativos em sua versão mobile, bem como:
- Aplicativos destinados ao estudo da língua
- Jogos educativos dedicados ao aprendizado de línguas.
Nos meios não tecnológicos, temos:
- O jornal impresso;
- As revistas;
- Os livros e dicionários;
- O uso de jogos não-digitais: jogos de tabuleiro, cartas e também jogos como caça-palavras e cruzadinhas, que podem ser inseridos nos jornais e revistas.
- Os gibis.
Leia mais sobre meios tecnológicos e culturais na educação em: https://brainly.com.br/tarefa/20814812
b) Sim. Com os avanços tecnológicos, consumimos um volume de informação muito maior do que todas as outras gerações anteriores, numa velocidade também sem precedentes.
Grande parte dessas informações pelas quais somos "bombardeados" vêm em forma de texto.
Muitos pesquisadores levantaram a hipótese que o excesso de informações obtidas afeta o processamento das mesmas, tendo grande impacto na atenção humana, bem como na memória.
Além disso, podemos adquirir mais facilmente alguns vícios de linguagem escrita, como o excesso de abreviações, ou uma grafia que não obedece a norma padrão, o conhecido "internetês".
Contudo, também temos fácil acesso a dicionários online, podendo checar ortografia, significados e também possíveis sinônimos.
Leia mais em: https://brainly.com.br/tarefa/27102464
c) Sim. Esse processo deve continuar a ser discutido em todos os níveis da educação.
A obtenção da linguagem formal é importante em diversos contextos sociais e educacionais.
Contudo, deve-se, no ensino da linguagem formal, dar-se atenção ao ensino da aplicação da linguagem formal.
O domínio da gramática e ortografia é importante, contudo, para um domínio pleno da língua, é também importante saber qual tipo de linguagem se utiliza em cada contexto social.
A formalidade linguística não é exigida em todos os tipos de interação social, e, portanto, também não é necessária em todos os tipos de texto.
Leia mais em: https://brainly.com.br/tarefa/23108823
d) Aqui, podemos destacar o amplo acesso aos dicionários online:
Eles não só nos dão o significado de determinada palavra, mas também exibem a grafia correta, sinônimos que podem ser utilizados e aplicação da palavra em questão em diferentes frases.
A maioria desses dicionários são gratuitos, o que facilita ainda mais a utilização dos mesmos.
Podemos também citar as comunidades online voltadas à educação, como o próprio Brainly!
Essas comunidades também são gratuitas, além de possibilitarem discussões sobre questões e exercícios muito específicos, ao invés de tratarem de assuntos apenas de uma forma geral.
Os professores também empregam alguns recursos tecnológicos ao transmitir o conhecimento. Leia mais sobre isso aqui: https://brainly.com.br/tarefa/24702348