RESPONDA. 1) Quando,e onde foi que Tarsila do Amaral nasceu? Escreva como foi que iniciou sua carreira. 2) Quem foi o escritor que Tarsila foi casada? 3) Como era as obras de Tarsila? 4) Qual foi a obra mais famosa que Tarsila? Escreva sobre ela. 5) Qual grupo Tarsila pertencia? O que ela fazia para diferenciar da pintura? 6) Como foi o final de sua vida? Cite algumas obras de arte que ela deixou.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Na fazenda São Bernado, interior de são paulo
Iniciou sua careira quando estou em são paulo na escola de freiras e em Sion completou seus estudos em barcelona na Espanha, onde pintou seu primeiro quadro "sagrado coração de Jesus", aos 16 anos.
André Teixeira Pinto
Pintadas em cores vibrantes e tropicais
Resposta:
1)Tarsila do Amaral nasceu em 1 de setembro de 1886, no Município de Capivari, interior do Estado de São Paulo.Estudou em São Paulo, no Colégio Sion e depois em Barcelona, na Espanha, onde fez seu primeiro quadro, ‘Sagrado Coração de Jesus’, em 1904.
2) Quando voltou, casou-se com André Teixeira Pinto, com quem teve a única filha, Dulce.
3)Fase Pau Brasil: marcada pelo uso de cores fortes e temas nacionais (brasilidade); Fase Antropofágica: inspirada nas vanguardas europeias, surrealismo e cubismo, e sobretudo, ao conceito de antropofagia; Fase da Pintura Social: focada nos temas cotidianos e sociais do país.
4)Abaporu talvez seja o quadro mais famoso pintado por Tarsila. Criado em 1928, a tela foi um presente oferecido por ela para o então marido, o escritor Oswald de Andrade. A tela promove uma exaltação da cultura nacional e é bastante representativa da fase antropofágica da pintora, ocorrida entre 1928 e 1930.
5)Formado por Anita Malfatti, Tarsila do Amaral (pintoras), Menotti Del Picchia,Oswald de Andrade e Mário de Andrade (escritores), o Grupo dos Cinco foi responsável, junto a outros artistas, pelo referencial ideológico e artístico da Semana de Arte Moderna de 1922, realizada no Teatro Municipal de São Paulo.
6)Em 1965, separada de Luís e vivendo sozinha, foi submetida a uma cirurgia de coluna, já que sentia muitas dores, e um erro médico deixou-a paralítica permanecendo em cadeira de rodas até seus últimos dias.
Em 1966, Tarsila perdeu sua única filha, Dulce, que faleceu de um ataque de diabetes. Nesses tempos difíceis, Tarsila declara, em entrevista, sua aproximação ao espiritismo. A partir daí, passa a vender seus quadros, doando parte do dinheiro obtido a uma instituição administrada por Chico Xavier, de quem se torna amiga. Ele a visitava, quando de passagem por São Paulo e ambos mantiveram correspondência.
Em 1969, com curadoria de Aracy Amaral[15] é apresentada ao público sua Retrospectiva “Tarsila, 50 anos de pintura”, no MAM-RJ e MAC-SP.
Tarsila do Amaral, a artista-símbolo do modernismo brasileiro, faleceu no Hospital da Beneficência Portuguesa, em São Paulo, em 17 de janeiro de 1973 devido a depressão. Foi enterrada no Cemitério da Consolação de vestido branco, conforme seu desejo.Suas obras foram: Abaporu, A Negra, A Cuca, Operários, entre outras.
Espero ter ajudado, coloque como melhor resposta porque deu trabalho :V