Responda: 1. Qual é a forma de relevo predominante na Europa?
2. Que países têm uma parte do território localizado na Europa e outro na Ásia?
3.A presença europeia no mundo no século XVI já era significativa. Aponte o país europeu que possuía o maior número de feitorias na costa oriental da África e na Ilha de Madagascar.
4.Territórios da Américas Central e do Sul foram colonizados, principalmente, por Espanha e Portugal. Por que essas áreas não estão representadas como colônias no mapa da página 82?
5.No decorrer da história, certas características naturais representaram obstáculos a uma maior integração entre os povos da Europa e da Ásia. Aponte quais são esses obstáculos.
6.Considerando apenas o século XX, podemos dizer que houve significativas alterações de fronteiras entre os países europeus e, inclusive, a formação de novos Estados. Cite pelo menos um exemplo.
7.Vários acontecimentos históricos explicam a hegemonia europeia no mundo. Responda as questões:
a. Aponte, resumidamente, dois desses acontecimentos históricos.
b. Cite outro relativo à cartografia ou representação cartográfica do mundo e explique o nome que ela recebe.
c. O que é etnocentrismo?
Janaína estou precisando da sua ajudaaa:)
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- As formas de relevo predominantes na Europa são as planícies, que apresentam duas características muito positivas: um solo geralmente fértil e favorável à agricultura e grande facilidade para o estabelecimento de vias de comunicação.
2- A Rússia, a Turquia é a Grécia.
3- Portugal, Tais construções foram uma invenção portuguesa e, graças ao pioneirismo lusitano, foram espalhadas por toda a costa africana, de modo que era Portugal que contava com o maior número deste tipo de construção.
4- Por causa de diferenças nos processos de colonização e de independência. “Ao contrário da América portuguesa, não existiu unidade administrativa na América espanhola”, diz a historiadora Libertad Borges Bittencourt, da Universidade Federal de Goiás (UFG). Isso aconteceu porque a Espanha dividiu seus territórios na América em quatro grandes vice-reinados, além de outras capitanias gerais e intendências. No Brasil, a criação das capitanias hereditárias foi uma experiência parecida. Mas esse sistema não deu certo por aqui e a Coroa portuguesa acabou assumindo diretamente o controle da sua colônia. Já nas terras espanholas a divisão administrativa funcionou tão bem que se tornou difícil de ser revertida após o início dos processos de independência.
5- Aspectos culturais, sociais e políticos.
Embora ambos formem um super continente de grande relevância para o desenvolvimento do conhecimento local, eles apresentam características que separam muito um do outro. A cultura e a religião são uma das principais diferenças que existem entre eles, os preconceitos existem e não se unem. Além disso os aspectos sociais e políticos também são chave de como essa diferença ocorre e como isso é cada vez mais relevante.
6- Durante o século XX, a configuração territorial europeia foi profundamente modificada, especialmente com o fim do Império Austro-Húngaro e as disputas territoriais que envolviam a França e a Alemanha quanto à Alsácia Lorena.
Alguns dos conflitos foram motivados pelas disputas e tensões territoriais, a exemplo da Primeira e Segunda Guerra Mundial, que tiveram maior parte dos combates na Europa, mas as consequências foram mundiais.
7- a) Os acontecimentos mais relacionados com a hegemonia europeia mundial compreendem os processos de colonização ocorridos em diversas regiões do mundo, onde países europeus eram as nações colonizadores, autodeclaradas civilizadoras.
b) Cartografia Eurocêntrica, que representa a porção europeia de forma maior do que na realidade é geograficamente.
c) O etnocentrismo compreende uma espécie de visão de mundo, que considera o próprio grupo étnico, cultural, religioso, mais importante do que os demais.