Responda:
1. O que é desenvolvimento sustentável?
2. O que são objetivos de desenvolvimento sustentável?
3. Quando começam e terminam os objetivos de desenvolvimento sustentável?
4. Como podemos relacionar as mudanças climáticas ao desenvolvimento sustentável?
5. Por que as pessoas e as organizações devem se preocupar com os ODS?
6. Escolha 4 dos ODS relacionados acima e escreva a meta de cada um.
7. Liste 10 práticas que são consideradas sustentáveis e que podem nos auxiliar a alcançar, pelo menos em parte, os ODS.
Soluções para a tarefa
Resposta:
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Desenvolvimento sustentável procura aliar a preservação ambiental ao progresso socioeconômico e político dos países, e isso depende dos Estados, sociedade civil e empresas.
Desenvolvimento sustentável se refere a um modelo de desenvolvimento econômico, social e político que esteja em harmonia com o meio ambiente. Isso significa que é preciso fazer a utilização racional dos recursos naturais de forma que seja possível suprir as necessidades da sociedade atual, mas sem que haja o comprometimento da disponibilidade desses mesmos recursos para as gerações futuras. Essa é a definição mais amplamente utilizada de desenvolvimento sustentável, apresentada no Relatório Nosso Futuro Comum, no ano de 1987, produzido no âmbito da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.
O desenvolvimento sustentável se apoia em três princípios básicos:
- o ambiental
- o econômico
- o social
Diante disso, as Nações Unidas propuseram, no ano de 2015, a chamada Agenda 2030. Trata-se de um plano de ações que estabelece 17 objetivos a serem cumpridos pelos países-membros até o ano de 2030 para se atingir o desenvolvimento sustentável.
Entre as metas determinadas estão a erradicação da pobreza e da fome, a igualdade social e de gênero, o acesso ao saneamento, a garantia de educação de qualidade e a proteção e conservação dos ecossistemas terrestres e marinhos. O alcance desse modelo de desenvolvimento depende de esforços coletivos, que incluem a ação da sociedade civil, das empresas e dos Estados nacionais.