Responda:
1. Caracterize os povos que habitavam a Ásia Antiga.
2. Caracterize a civilização harappiana.
3. Como foi a ocupação do vale do Indu?
4. Descreva a religiosidade na Índia.
5. Como surgiu o budismo?
6. Quais são os ensinamentos do budismo?
7. Qual foi a consequência da expansão do budismo?
Soluções para a tarefa
1) As primeiras civilizações das regiões da Ásia se baseavam nas regiões dos vales dos rios Tigre e Eufrates, e essas viviam de acordo com as tecnologias de irrigação, diques e etc para poderem plantar e colher, além de terem um método específico de cidades-estado.
2) A civilização Harappiana era muito conhecida como os povos do vale do Indo, pois viviam a base de um rio de extrema importância chamado de Rio Indo. Essa civilização já praticava o mercantilismo como uma forma de organização econômica, ou seja, faziam das trocas comerciais e produção agrícola sua principal fonte de renda.
3) A ocupação do Vale do Indu se deram com o estabelecimento de agricultores na região, muito pelas facilidades na colheita que o local provinha com o tempo, após algum tempo, tais agricultores se moveram para o leste do rio Indo em busca de expansão territorial, e assim se deu a ocupação dessa região.
4) O hinduísmo é a religião predominante na Índia na contemporaneidade, sendo essa religião uma junção de tradições e culturas religiosas que foram desenvolvidas ao longo de milhares de anos, contando hoje com mais de 80% de adeptos na região.
5) O budismo surge quando Siddhārtha Gautama decide repassar seus conhecimentos e busca pelo fim do sofrimento para outras populações, adquirindo inúmeros adeptos ao longo de sua jornada. Uma curiosidade é que, mesmo que ele tenha vivido na Índia por muitos anos, a maior parcela de seus adeptos vive na região leste asiática.
6) O budismo possui diversos ensinamentos, os quais buscam em sua grande parte que o ser pensante olhe para dentro de si mesmo sem qualquer julgamento e que, nesse olhar, busque respostas para o sofrimento, o desejo, o caminho espiritual e etc.
7) O Budismo com sua expansão alcançou adeptos nas mais diversas regiões do globo, sendo muito conhecida até mesmo nas américas, mesmo que o número de adeptos não seja significante em dados comparativos, ainda tem uma cultura bem difundida nesses países. Sua ascensão ajudou a moldar a cultura e tradições de muitos países, principalmente asiáticos.