Responda:
01 – Para o eu lírico quais são as semelhanças entre catar feijão e escrever?
02 – A existência de uma pedra no feijão é um risco que deve ser evitado. E a de uma pedra no texto, é positiva ou negativa? Justifique sua resposta.
03 – O verbo “catar” utilizado no poema poderia ser substituído por outras palavras? Quais?
04 – De acordo com o texto, o ato de escrever poemas é fácil? Justifique sua resposta.
5. O poema de João Cabral de Melo Neto compara o ato de catar feijão com a produção de um poema. Nesse texto, qual é a função da linguagem que o autor predominantemente utiliza? a) Metáfora b) Comparação c) Poética d) Metalinguagem e) Ironia
06 – (UERJ 2015) - A comparação escolhida por João Cabral de Melo Neto para caracterizar o ato de escrever: a) recupera para a literatura as concepções de poesia que orientavam a literatura de folhetos do Nordeste, ou “cordel”. b) inverte certa concepção erudita da poesia, que a vê como atividade elevada, sublime, separada do cotidiano banal. c) inscreve a poética do autor no Regionalismo literário, por vincular a representação literária a práticas locais bem determinadas. d) reata com a tradição parnasiana, que concebia a arte poética como ofício de artesão ou artífice. e) contrapõe-se ao elitismo do Modernismo paulista, que repudiava o primitivismo e as culturas rústicas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- Para o eu lírico, jogar os grãos na água é como jogar as palavras no papel
2- É positiva.
"... a pedra dá a frase seu grão mais vivo."
3- Sim, separar, escolher, entre outras
4- Não, pois há riscos, assim como há riscos em catar feijão
5- Letra B - Comparação
6- Letra C - Inscreve a poética do autor no Regionalismo literário, por vincular a representação literária a práticas locais bem determinadas.
Explicação:
Não tenho certeza de todas, mas espero ter ajudado
Resposta: Questão 1
O verbo catar assume o sentido de escolher. Porque catar feijão é, como catar palavras, recolher, retirar o que não é feijão ou não é feijão bom ,o que não é palavra adequada ou não é palavra boa.
Explicação:
Nota-se que o rigor de escolha é mesmo exemplar. Conquanto haja o propósito de conceituar o ato de escrever, com a importância fundamental que lhe dá de ser dada, o poeta usa o verbo limitar para estabelecer proximidades (e não igualdade) entre comparante e comparado: “Catar feijão se limita com escrever”, e não é o mesmo que catar feijão é como escrever.