Respirar para crescer
Um, dois, três e… Já!! Assim era o começo das aulas de ginástica. Sempre no horário da tarde, quando o sol era capaz de, mesmo na sombra, fritar torresmo [...]. Era um corre-corre desenfreado, polichinelo, flexão de braço, abdominal e, para terminar, uma hora de futebol [...]. É lá estava o professor a gritar: “Corram, corram! Vamos encher estes pulmões de ar que é para vocês crescerem fortes e saudáveis!”
Lembro-me desses momentos principalmente pela falta de ar e não pelo excesso dele nos pulmões [...]. Era então que percebíamos como algo invisível, sem odor e que está por todos os lados da Terra é tão importante. No ar, o principal elemento químico é o oxigênio. É ele que possibilita que a maioria dos animais realize seu metabolismo e cumpram seus ciclos de vida. [...]
Os cientistas acreditam, por exemplo, que os momentos de gigantismo pelos quais a vida na Terra passou – isto é, as épocas em que animais e plantas alcançavam tamanhos inimagináveis para os padrões de hoje – tiveram relação com a abundância do oxigênio.
Durante o período Carbonífero, há 300 milhões de anos, [...] em toda a Terra existiam inúmeras florestas, capazes de uma atividade de fotossíntese muito intensa. Por consequência, a produção de oxigênio aumentou muito, e as concentrações desse gás em nossa atmosfera ficaram muito maiores do que as que encontramos hoje.
A abundância de oxigênio, acredita-se, possibilitou o grande crescimento de alguns insetos, como as libélulas, que, em alguns casos, podiam ter asas com uma envergadura de quase 80 centímetros. Impressionante, não acha? Como bem diria meu professor de ginástica: “Vejam as libélulas do Carbonífero. Voar… voar… muito ar… muito ar… e tratem de correr… porque assim vocês vão crescer!”.
Hoje entendo que ele tinha razão. O ar, em sua transparência infinita e presença constante nos ambientes da Terra, sustenta a diversidade e faz com que, de suspiro em suspiro, exista a beleza da vida.
CARVALHO, Ismar de Souza. Disponível em: . Acesso em: 5 maio 2016. Fragmento. (SUP0754)
Nesse texto, no trecho “Impressionante, não acha?” (5º parágrafo), o ponto de interrogação foi usado para
a)estabelecer uma comunicação com o leitor.
b)fazer um convite ao leitor.
c)marcar uma indecisão do autor.
d)reforçar um sentimento de deboche do autor.
Soluções para a tarefa
No trecho no 5º parágrafo do texto “Impressionante, não acha?”, o ponto de interrogação foi utilizado para estabelecer uma comunicação com o leitor, portanto, LETRA A.
Essa pergunta foi um recurso que o autor utilizou para que uma comunicação fosse estabelecida com o leitor.
As perguntas retóricas geralmente são usadas na intenção de fazer com que o leitor reflita a respeito de algo.
Analisando as outras alternativas:
B - Incorreta: não foi feito nenhum convite ao leitor.
B - Incorreta: o autor não demonstrou indecisão.
B - Incorreta: o autor não demonstrou indecisão deboche.
Você pode se interessar também por:
- https://brainly.com.br/tarefa/714921
Espero ter ajudado!
No trecho “Impressionante, não acha?”, o ponto de interrogação foi usado para estabelecer uma comunicação com o leitor, e por isso a alternativa correta é a letra A.
O que é o ponto de interrogação?
O ponto de interrogação é um dos vários sinais de pontuação da língua portuguesa, e este é utilizado ao final de frases, em momentos que o indivíduo pretende interrogar, isto é, tirar uma dúvida, buscar esclarecimentos, etc.
No caso em questão, o autor realiza uma pergunta retórica, isso é, uma pergunta que não tem como principal objetivo obter uma resposta, mas sim causar uma reflexão no leitor, convidando-o a refletir acerca do assunto. Isso acaba por estabelecer uma comunicação entre autor e leitor.
Veja mais sobre o ponto de interrogação em:
https://brainly.com.br/tarefa/35460051