respeito dos seguintes presidentes que governaram o Brasil durante o período conhecido como Populismo (1 – Getúlio Vargas; 2 – Juscelino Kubitschek; 3 – Jânio Quadros; 4 – João Goulart). Relacione corretamente cada presidente com uma realização ocorrida durante o seu governo: ( ) Mudança da capital federal do Rio de Janeiro para Brasília. ( ) Tornou-se pela segunda vez presidente da república, mas, pressionado por vários setores da sociedade, cometeu suicídio. ( ) Sem apoio do Congresso e da população, renunciou após sete meses de governo. ( ) Tendo como base o desenvolvimento, investiu na construção de rodovias e ferrovias e na produção industrial e facilitou a entrada de capitais estrangeiros. ( ) Lançou propostas de reformas de base e de reforma agrária, mas foi deposto por setores conservadores.A sequencia correta é: *
1 ponto
(a) 2, 4, 3, 3, 1.
(b) 2, 1, 3, 2, 4.
(c) 3, 1, 1, 2, 4.
(d) 1, 3, 2, 4, 2.
Soluções para a tarefa
Resposta:
b) 2, 1, 3, 2, 4
Explicação:
1- Aprovado por unanimidade, o projeto de lei número 2874, do Presidente Juscelino Kubitschek mudou a Capital Federal do Rio de Janeiro para Brasília.
2- Trata-se de Getúlio Vargas que, após ficar 15 anos no mandato brasileiro, período conhecido como Era Vargas, se suicidou após ser acusado de trapacear para conseguir voltar ao poder.
3- Após sete meses no poder, o presidente Jânio Quadros surpreendeu o país com a sua renúncia ao cargo, no ano de 1961. Jânio Quadros alegou que a pressão de "forças terríveis" o obrigou a renunciar, mas ele não falou quais eram estas "forças".
4- O governo de Juscelino Kubitschek realizou grandes feitos na área da economia e para alcançar as promessas de desenvolvimento econômico realizado, durante a campanha, o presidente lançou o Plano de Metas. Esse era um programa econômico que estipulava 31 metas, que buscavam promover o desenvolvimento do Brasil em áreas consideradas estratégicas: energia, transporte, indústria pesada e alimentação.
5- Foi durante o governo de João Goulart que surgiram as chamadas Reformas de Base.
Sob essa denominação estavam as reformas agrária, bancária, fiscal, urbana, administrativa e universitária. as Reformas de Base pretendiam alterar as estruturas da sociedade brasileira baseada na concentração de terras, propriedades e rendas, basicamente, além de propor algumas alterações na participação política da população. Mas mesmo uma Reforma de Base de caráter nacionalista incomodava os setores conservadores de todas as classes sociais e das Forças Armadas.