Matemática, perguntado por valderezmendes, 5 meses atrás

Resolva, se possível a equação diofantina linear 25x − 9y = 1.

Soluções para a tarefa

Respondido por Nasgovaskov
3

Resposta:

O conjunto solução da equação é S = {(4 - 9k, 11 - 25k)}, k ∈ ℤ.

~

Explicação passo a passo:

Resolver a equação diofantina linear de duas variáveis:

25x-9y=1

Como equações diofantinas do tipo ax+by=c podem admitir infinitas soluções, é praticamente impossível listar todas elas. Então, queremos resolver a equação e encontrar uma solução geral/genérica que nos aborda todas as possíveis soluções inteiras.

Mas inicialmente é necessário verificar se de fato a equação pode admitir soluções. Para tal, o máximo divisor comum entre os módulos dos coeficientes a e b deve ser divisor do termo independente c. Ou seja:

mdc(|a|,|b|)\mid c\iff  Existe~soluc_{_{\!\!\!\!\,s}}\tilde{a}o.

\text{$\therefore~mdc(|25|,|\!-9|)=mdc(25,9)=1~\therefore~1\mid 1$}

Então sabemos que a equação tem solução pois mdc é igual a 1 e ele divide o termo independente c=1.

~

A norma que denota as soluções (x,y) a partir de uma única solução particular Sp=(x_p,y_p) é

S=\begin{cases}~x=x_p+bk\\~y=y_p-ak\end{cases},\forall k\in\mathbb{Z}

, onde k é um parâmetro inteiro. Para achar esse par ordenado Sp, podemos tentar alguns chutes atribuindo valores às variáveis ou então denotar o mdc(25,9) como uma combinação linear dos coeficientes. Escrevendo-o como uma combinação linear, observe que:

\begin{array}{l}mdc(25,9)=1=100-99\\\\\qquad\qquad\qquad~=25\cdot 4-9\cdot 11\\\\\qquad\qquad\qquad~\therefore~x_p=4~e~y_p=11\end{array}

Logo (4,11) é uma das soluções da equação. Substituindo todos os dados na fórmula:

S=\begin{cases}~x=4-9k\\~y=11-25k\end{cases}

~

Deveras, esta é uma solução verdade pois atribuindo valores a k são formados pares ordenados (x,y) que satisfazem a equação.

Portanto, o conjunto solução é:

\boldsymbol{\blue{S=\big\{(4-9k,11-25k)\big\},k\in\mathbb{Z}}}


Nasgovaskov: Caso haja dúvidas em respeito à solução propriamente dita, devo esclarecer alguns pontos. Como mostrado, a solução geral é baseada em um ponto específico (xp, yp). Logo, a solução final é passível de mudanças por conta dos pontos xp e yp da norma. Por exemplo, (- 5, - 14) é uma solução que satisfaz 25x - 9y = 1. Logo, o par ordenado (- 5 - 9k, - 14 - 25k) também é solução.
Nasgovaskov: Apesar de as soluções (a encontrada agora e a encontrada na resposta) serem diferentes, ambas são válidas para todo k inteiro. O fato de a solução (4 - 9k, 11 - 25k) ser mais facilmente encontrada pela combinação linear dos coeficientes levou-nos a tomá-la como solução geral. Mas, que fique claro que ela não é a única que existe.
Nasgovaskov: Obs.: o termo ''norma'' se refere à ''fórmula'' ou ''padrão de solução''.
Perguntas interessantes