resolva os sistemas : 2x+y=-3
x+y=-1
b- x+y=3
x-y=1
Soluções para a tarefa
{x+y = -1
{-2x-y=3 + <---- método da adição
{x+y = -1
-x = 2
x = -2
-2+y=-1
y=2-1
y=1
S={-2;1}
{-x+y=3
{x-y =1
esse segundo sistema é impossível pois as duas incógnitas somem.
Resposta:
Explicação passo a passo:
Método da adição:
agora resolva os números da primeira equação, adicionando a segunda equação, se nenhuma das incógnitas for eliminadas então teremos de multiplicar uma das equações.
1° equação: 2x + y = -3
2° equação: x + y = -1
porém, veja que se formos fazer pelo modo da adição, teremos de multiplicar uma das duas equações por um determinado número ( n ). Sendo assim, multiplicaremos a segunda equação por -1, para podermos eliminar uma das incógnitas ( que no caso é o y ). Então:
1° { 2x + y = -3 ( mantenho a primeira equação )
2° { x + y = -1 ( -1 ) ( multiplico a equação 2 para eliminar a incógnita "y" )
2x + y = -3
-x - y = 1
feito isso, faremos 2x da primeira equação, adicionado ao -x da segunda.
2x - x = 1x ou x
e resolveremos a adição das incógnita y da primeira equação, com a da segunda equação.
+ y - y = 0 ou y - y = 0
Porém como o resultado é 0, então cancelamos e continuamos a equação como se por um minuto aquela incógnita que cancelamos ( y ) não existisse, e fazemos a adição da igualdade das duas equações.
-3 + 1 = -2 ( sempre respeitando a regra dos sinais ). Sendo assim:
x = -2
Com isso, substituiremos x por -2 na primeira equação ( você pode substituir na segunda equação porém ficaria mais complexo pois na segunda, a incógnita y é negativa; por isso substituirei na primeira equação pois a incógnita é positiva ).
2x é o mesmo que dois vezes x, porém agora que sabemos o valor de x teremos de substituir o -2 no lugar do x, oque nos leva a:
2 . -2 ou 2 ( -2 ) = 4
4 + y = -3
nos isolamos o y ou a incógnita que não sabemos o valor e fazemos a equação contrária:
de 4 + y = -3 para y = -3 = -4, porque -4? É fácil, antes da igualdade ( = ), qualquer número antes do sinalzinho que chamamos de igualdade (mais conhecido como igual ), é chamado como primeiro termo; qualquer número depois da igualdade, é chamado de segundo termo. quando um número, qualquer número da primeira equação passa para a segunda equação, então ele se contraria ( ou seja, se um número do primeiro termo passa para o segundo termo, ele passa a dividir; e obviamente se esse número do primeiro termo estiver adicionando e passar para o segundo ele irá subtrair, o mesmo acontece quando alguém do segundo termo passar para o primeiro; por isso de 4 ou +4 passou a ser -4 ).
y = -3 - 4
y = -7
S = { -2; -7 }
Continuando pelo método da adição: