História, perguntado por felipeaparecido669, 5 meses atrás

Resistência à escravidão
Formas:

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por yasminptamt
0

Resposta:

Quilombos:O grande símbolo da resistência dos escravos africanos no Brasil foram os quilombos. A palavra quilombo, no dialeto quimbundo (falado pelos povos bantos), era utilizada para se referir a um acampamento militarizado.

negociação:escravidão não funcionou e se reproduziu baseada apenas na força. O combate à autonomia e à indisciplina escrava, no trabalho e fora dele, se fez através de uma combinação de violência com a negociação, do chicote com a recompensa".

Boicote:No período de 1885 a 1888, os abolicionistas passaram a apoiar abertamente as rebeliões e fugas de escravos. A resistência ao cativeiro se dava também com o assassinato do senhor, com a prática do aborto, realizado pela própria mulher negra, entre outras formas de boicote e não aceitação da escravidão.

Resistência Cultural:a manutenção de práticas religiosas originárias do continente africano em solo brasileiro. O candomblé insere-se nestas práticas trazidas da África e mantidas vivas até hoje, chegando inclusive à preservação e tombamento de espaços de culto, como a Casa Branca do Engenho Velho, na cidade de Salvador, tombado em 1986 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), preservando sua importância cultural para o país.

Perguntas interessantes