resenha sobre Martinho Lutero. me ajudem por favor
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Por meio do conhecimento, reflexão e crítica, após a leitura de imagens e de todos os acontecimentos do filme “Martim Lutero” relatamos a opinião central tirada diretamente do grupo.
O filme retrata a vida de Martinho Lutero desde que fez voto de castidade com a igreja católica, em 1507, até os acontecimentos de 1530, em Augsburg, que levaram ao rompimento definitivo entre as igrejas de Roma e da Alemanha e rompe então esse voto, o motivo foi à publicação de 95 teses que condenavam a venda de indulgências feita pela a igreja.
Acreditamos no nosso imenso potencial e esperamos que o nosso trabalho pudesse servir de instrumento significativo para o nosso futuro.
Homem de muita coragem que após ter sido ordenado sarcedote da igreja católica, foi enviado para Roma para conhece de perto o centro do catolicismo. Nessa viagem Lutero toma conhecimento das indulgencias compradas pela igreja católica. Segundo a igreja católica só seria livre do purgatório quem comprasse essa indulgencias. Podemos perceber que Lutero sempre estava muito inseguro deste a sua primeira celebração da missa até o momento de sua viagem a Roma, isso mostrar que ele sempre foi contra alguns ensinamentos da igreja.
Após sua formação em teologia ganhar a proteção do príncipe Frederico III. Toda essa proteção por causa de sua enorme habilidade e dedicação presentes em suas aulas e percebidas pelo príncipe Frederico ou talvez por seu profundo conhecimento teológico. Com sua chegada de Roma Lutero passou a estar convicto de que a Igreja comportava-se de um modo não harmonioso com os dizeres expressos na Palavra de Deus. Quando suas indagações atingiam momentos críticos em sua cabeça, ele costumava (geralmente madrugada adentro) "conversar" com o Diabo, condenando-o por querer lhe provocar por meio de tentações constantes, em detrimento de sua postura frente à procura pela "verdade". Nesse momento Lutero viu-se diante de cenas onde pode visualizar com seus próprios olhos cenas polêmicas referentes às atuações dos "representantes de Deus". Martin identificou, por exemplo, a existência de prostíbulos "específicos" para monges, centenas de pessoas entregando o pouco que possuíam para seu sustento em nome da "salvação" pregada pelos lideres católicos.
Tetzel era um dos membros que participava do processo de inquisição da Igreja. Ao sai da Espanha e chegar à cidade de Witten Berg, Tetzel proferiu um discurso aos fiéis da região com direito a imagens do purgatório para que os "verdadeiros tementes a Deus" pudessem conhecer o seu poder, recomendando assim, a compra da "passagem" ou livramento do purgatório. Após de terem sidos convencidos pela igreja muitas pessoas acabaram comprados essa indulgências e assim segundo a igreja estariam livres do purgatório. Algumas dessas pessoas que compraram as indulgências procuraram Lutero, que por sua vez mostrava-se contra as indulgências, mencionando que tudo não passava de papéis inventados pelos próprios homens. Alegava também que somente o amor de Cristo era capaz de providenciar paz de espírito, o alcance deste amor era oferecido por meio da Bíblia, gratuitamente. Lutero viu-se muito inconformado com a igreja, pois estava enganando os fiéis através do nome de Deus, dizendo que o papel de ensinar as orientações de Deus era uma responsabilidade exclusiva da Igreja Católica, "comandada" pelo Papa.
Perguntas interessantes