Português, perguntado por martinlamborena, 10 meses atrás

resenha do livro o grande desafio de pedro bandeira ?

Soluções para a tarefa

Respondido por nuta70
6

Resposta:

O protagonista, Toni, é um garoto quase normal, inteligente, estudioso, admirável habilidade com computadores, educado e um excelente nadador.

Huuuum, certamente você estar se perguntando: porque ele é QUASE NORMAL?

O Toni, não tem nada de sobrenatural ou poderes como invisibilidade, leitura mental, força sobre-humana, velocidade. Nada disso, é quase normal, pois, ele é cego.

A sua mãe o incentiva para que nunca desista dos seus sonhos afirmando que ele é capaz de tudo.

Com essa força e entusiasmo Toni se envolve numa grande aventura para ajudar a colega de escola, Carla (a menina que é completamente apaixonado), a livrar o pai dela de uma acusação sem cabimento nenhum.

A história tem como cenário o famosíssimo Colégio Professor Cidinha Moura, seu Afonso, pai da Carla, trabalha de contador na presente escola.

Nos padrões de vida, podemos dizer que seu Afonso mantem a família bem estruturada, no entanto, Marta a sua esposa e mãe de Carla, sofre de uma doença séria que necessita de cuidados rotineiros.

O contador seu Afonso, em desespero total pede ajuda a quem não devia a socorrer a esposa, sozinho não consegue mais saldar todas as despesas médicas e pagar as contas de casa.

Acontece um desfalque no financeiro da escola, logo o contador seu Afonso, com os problemas financeiros passa ser o principal suspeito do crime.

Assim, é levado preso injustamente, mas o mesmo fala com vigor que foi o responsável do roubo.

Espere aí! Hum você deve estar se perguntando: como um inocente confessa um crime que não fez? Como um contador experiente deixa um desfalque tão aparente no sistema financeiro? Como um homem direito rouba a escola que trabalha de contador? Teria sido a necessidade e a urgência de recursos para manter a casa é o tratamento da esposa o levou a praticar o roubo?

Tais questionamentos foram feitos também pelo protagonista, Toni.

Realmente, seu Afonso é inocente, mas assumiu a culpa por ser chantageado por Don Peperone, alertou de tirar a sua filha da escola e não mais forneceria os remédios que Marta necessita.

Então, seu Afonso desesperado e para da continuidade o estudo da filha e o tratamento da esposa, assumiu ser culpado do roubo, o maior escândalo do famoso Colégio Professor Cidinha Moura.

Diante dos tumultos que o Cidinha passava com a prisão do contador, acontece um grave acidente! Alguém de muita importância “caiu” da escada.

Toni enxerga possível relação com a prisão de seu Afonso, visto que, o faz questionar: o acidente deverá ter transcorrido por causa do desfalque?

Com a certeza que o pai de Carla não é culpado, Toni e Carla terão por missão desvendar o crime e livrar o seu Afonso da prisão.  

Esta jornada é uma ótima oportunidade para que Toni esteja juntinho da garota que ama e possa finalmente conquistá-la.

É necessário imediatamente provar a inocência de seu Afonso.

Acontecem inúmeras mudanças no colégio após o acidente e o desfalque ainda não compreendidos. Coisa grande e estranha vem acontecendo.

Toni mostra que é capaz ao superar aqueles que pensam que não conseguem desenvolver as atividades normais do dia a dia. Irá realizar o trabalho de detetive para livrar o pai da amada da prisão.

Tem momentos que ele próprio supera a si mesmo, em razão de ir além das limitações que antes achava que possuía.

A deficiência também pode ser uma vantagem, isso Pedro Bandeira desenvolveu muito bem ao longo da história, não para que Toni sentir-se melhor perante as "pessoas normais" ou o tomasse como comodismo ou coitadismo.

Espero ter ajudado!

Bons estudos!

Perguntas interessantes