resenha do Livro h.g.wells a máquina do tempo ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Logo no início o Viajante do Tempo mostra um protótipo da máquina para seus amigos (um deles é o narrador do livro A Máquina do Tempo). O Viajante ativa a miniatura de máquina do tempo, e ela desaparece diante deles, indo para algum lugar do futuro (supostamente).
Nova reunião é marcada, e nesta segunda vez jornalistas estão presentes. Quando o grupo chega à casa do Viajante do Tempo, ele está ferido, num estado preocupante e com as roupas rasgadas. Parece bem mais velho do que da última vez que haviam visto, uma semana atrás. Somente após os amigos deixarem-no confortável é que o Viajante do Tempo começa a explicar o que houve. E daí inicia-se sua incrível narrativa (do ponto de vista de um dos ouvintes) sobre a viagem ao séc.LXXX (século 80, que é entre os anos 7900 e 8000).
Lá ele encontra uma Inglaterra diferente, com um povoado de feições mais delicadas chamados de Elois (podemos imaginar algo como os elfos, creio), e que vivem numa sociedade mais equilibrada e dieta mais leve, somente de frutas.
Para o desespero do Viajante do Tempo, a máquina que o levaria de volta desaparece, e isso o força a ficar mais tempo lá. Esse tempo extra é o bastante para ele notar que há algo errado ali. Aquela sociedade aparentemente perfeita esconde uma coisa: abaixo da terra vivem os Morlocks, outra espécie cuja existência difere completamente dos Elois. E o Viajante do Tempo vai conhecer o submundo.
Entrar lá foi para o protagonista algo terrível, e ele descobriu que subsistiam comendo a carne dos Elois e, por serem sensíveis à luz, só caçavam e noite sem lua. Foi só depois de muito desespero que ele conseguiu sair vivo do subterrâneo. Com a ajuda de Weena, cuja vida foi salva por ele, o Viajante do Tempo consegue o material necessário para reaver a máquina do tempo – mas não sem antes sofrer um ataque dos Morlocks e perder sua amiga.
Após causar um incêndio, ele encontra a máquina do tempo. Cai numa armadilha dos Morlocks mas, como já havia adentrado, consegue acioná-la e sair dali.
E o iajante do Tempo ainda não volta para sua casa. Daquele século, parte numa jornada ainda mais no futuro (milhares de anos), onde encontra um Planeta Terra muito diferente de tudo o que imaginou. O sol não é mais o mesmo, nem as criaturas (um caranguejo gigante tenta apanhá-lo), e não há mais humanidade, nem Elois e nem Murlocks. O Viajante avança ainda mais, perdendo a conta dos séculos, e desta vez encontra nosso planeta quase deserto, num estranho silêncio contemplativo do infinito.
Após isso, ele volta para seu tempo, onde o narrador (um dos amigos do protagonista), está ouvindo a história.
Este é o fim da história que o Viajante do Tempo conta para seus amigos e, como era de se esperar, eles não acreditam. Seus silêncios respeitosos apenas demonstram como ficaram estupefatos e pensativos com a incrível história. Neste momento o narrador volta a atenção para si, dizendo que dias depois voltou até a casa do Viajante, e não o encontrou (nem ele, nem a máquina). Inclusive, muitos anos depois ele ainda estava desaparecido.
Explicação: