resenha do livro fahrenheit 451
é urgente pfv
Soluções para a tarefa
Essa é uma obra literária que aborda a censura pelos livros e a importância que o conhecimento tem , pode ser visto como ferramenta de transformação social ou até mesmo cultural.
Personagens principais:
1- Guy Montag (é o protagonista) Um bombeiro que tem a missão de destruir livros, mas que acaba percebendo a importância da leitura.
2- Clarisse McClellan (Uma jovem) que instiga Montag a questionar sobre sua vida e seu trabalho.
3- Mildred Montag ( é a esposa de Montag) Uma mulher que não inspira confiança, ela é manipulada pelo sistema.
4- Senhor Faber ( é o professor) que apresenta a Montag uma nova maneira de enxergar a vida de forma realista e valorizar a literatura.
5- Capitão Beatty (é o chefe do corpo de bombeiros), ele simboliza a retirada de conhecimento.
6- Granger (é o intelectual) ele lidera os professores fugitivos que leem os livros para guardá-los na memória.
7- Sabujo (é o cachorro mecânico) programado para perseguir e matar intelectuais que possuem livros. Esse personagem existe apenas na obra literária, no filme eles ignoraram esse personagem....
Resenha:
O que é Fahrenheit 451?
Fahrenheit 451 é um livro de ficção científica publicado em 1953 pelo escritor norte-americano Ray Bradbury. O romance conta sobre uma realidade de um lugar hipotético em que o trabalho dos bombeiros é basicamente queimar livros, isso porque foi determinado uma cultura de combate ao pensamento crítico. É uma obra que carrega uma forte crítica social ao que se refere ao autoritarismo e à repulsa ao conhecimento, intensamente presentes durante o "nazismo" e que contextualizaram a década de 50 no pós-guerra. Fahrenheit 451 se tornou um clássico da literatura e do cinema, Ray Bradbury a escreveu em um momento que o mundo colhia os frutos da Segunda Guerra Mundial e a censura que ainda era presente na sociedade.
Onde se passa o livro Fahrenheit?
A história conta um mundo onde as casas eram a prova de fogo. E a função dos bombeiros agora era queimar livros. A população era proibida de ter contato com livros, segundo o estado: "as pessoas ficavam infelizes lendo, pois os livros fariam a sociedade questionar tudo".
Como acaba o livro Fahrenheit 451?
Guy Montag é obrigado a incendiar sua própria casa e Beatty consegue pegar o aparelho de escuta que estava em seu ouvido, onde Montag tinha contato com Sr. Faber. Beatty ameaça Sr. Faber, dizendo que o mataria.