resenha do livro a mao e a luva
Soluções para a tarefa
Resposta:
O livro narra a história de dois amigos, Estêvão e Luís Alves, e da relação deles com Guiomar. Os dois amigos são confidentes, mas essencialmente diferentes um do outro:
Estêvão, dotado de extrema sensibilidade, e não menor fraqueza de ânimo, afetuoso e bom, não daquela bondade varonil, que é apanágio de uma alma forte, mas dessa outra bondade mole e de cera, que vai à mercê de todas as circunstâncias, tinha, além de tudo isso, o infortúnio de trazer ainda sobre o nariz os óculos cor-de-rosa de suas virginais ilusões. Luís Alves via bem com os olhos da cara. Não era mau rapaz, mas tinha o seu grão de egoísmo, e se não era incapaz de afeições, sabia regê-las, moderá-las, e sobretudo guiá-las ao seu próprio interesse. (página 3)
O livro já se inicia com um diálogo entre os dois, e ali Machado de Assis já dá o tom da história, nos mostra como funciona a amizade entre Estêvão e Luís Alves e nos “apresenta” Guiomar, a ex-namorada de Estêvão. No segundo capítulo, Guiomar entra em cena efetivamente, como vizinha de Luís Alves, e a história começa a se desenrolar (ela se passa um tempo depois do primeiro capítulo). Ela é uma menina que vive com a madrinha, por quem sente uma imensa gratidão, e é dotada de grande beleza e personalidade forte.
Eu não tenho como falar muito da história sem soltar alguns spoilers, mas há outros pontos bem importantes para serem destacados. 1) Machado de Assis escreve muito bem, 2) Machado de Assis é um ótimo frasista e 3) Machado de Assis tem um estilo excepcional e vai “conversando” com o leitor durante a escrita.
Ninguém a observava; mas é privilégio do romancista e do leitor ver no rosto de uma personagem aquilo que as outras não vêem ou não podem ver. (página 67)