resenha do filme Florence nightingale
em 15 linhas
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resumo do Filme Florence Nightingale: Desde jovem Florence escolheu servir a profissão de enfermeira, sempre atenta e prestativa com todos a sua volta. A decisão de dedicar-se inteiramente a profissão não agradou a sua mãe e seu pretendente. Porém o trabalho feito por Florence Nightingale foi mundialmente reconhecido, e sem a participação dela, muitas coisas estariam faltando para completar a Enfermagem Moderna.
O filme conta toda trajetória de Florence e o papel dela para e Enfermagem Moderna.
A família de Florence era muito rica e tinha muitos contatos, tinha só uma irmã, toda família morava na Itália. Ela tinha muitos conhecimentos sobre todos os assuntos, e opinava as vezes. Florence ficou contra o papel tradicional das mulheres da época, entretanto participava das festas, jantares, ela pouco se divertia, aparentemente não gostava daquilo, o modelo de casamento era para todas as mulheres, elas teriam que ter filhos e ficar em casa para cuidar exclusivamente dos assuntos familiares.
Ela sentia que teria que fazer alguma coisa, um dia visitou uma mulher queimada e gostou de ajudar mais uma vez um doente, e o lugar de todos os doentes mais graves era o hospital de sua cidade, então decidiu conferir de perto o que acontecia lá estava com intuito de servir a ele, quando chegou e viu que, o papel de enfermeira era exercido por mulheres ajudantes, e muitas vezes trabalhavam como cozinheiras e prostitutas. Florence ficou espantada com as condições de tratamento médico dos pobres doentes, ela sabia exatamente o que devia fazer, pois num local como aquele sem higiene alguma, não dava para ninguém se curar, pelo contrario, as pessoas que iam para lá, iam para morrer. Comunicou a família a vontade de ser enfermeira e cuidar dos feridos dos hospitais ou de onde fosse aceita. Mas isso esta completamente fora do esperado para uma família tão tradicional como a dela, sua mãe fez escândalo, chorou muito, pois não queria que sua filha fosse para aquele lugar, porque sabia exatamente o que acontecia realmente lá, as prostitutas, o desrespeito, etc. Deixou a decisão nas mãos do pai de Florence, e ela correu até onde ele estava, onde era proibida a entrada de mulheres, e conseguiu todo o apoio do pai que a amava muito.
Florence também tinha um pretendente que queria casar-se com ela, e sabendo da vontade de prestar cuidados para os hospitais, ele ficou do lado dela para se especializar, o pedido de casamento foi recusado. Florence sempre teve em mente que o casamento não fazia parte da sua vida, ela queria liberdade para desenvolver um trabalho direcionado ao cuidado e atender um chamado de divino. Passou por períodos de angústia, solidão, recusando os padrões da mulher imposta pela sociedade.
Para especializar-se visitou um hospital de freiras católicas, ficou mais impressionada ainda pelo ato do cuidar e pela qualidade do tratamento médico e pelo comprometimento e práticas de saúde, higiene, prevenção e profilaxia das freiras.