Português, perguntado por melogeovannip66af0, 1 ano atrás

resenha crítica sobre o filme capitães de Areia. por favor..

Soluções para a tarefa

Respondido por nirosset20011
48

O livro “Capitães da areia” é um dos grandes sucessos do autor Jorge Amado. O romance que se passa na cidade de Salvador, conta a história de um grupo de meninos de rua. Esses meninos praticam pequenos furtos e roubam, além de assustar os moradores da cidade. Jorge Amado utiliza o livro para mostrar a realidade que leva esses meninos a cometerem os crimes.

Logo no início, o livro mostra uma série de reportagem sobre os meninos. Eles são conhecidos como “Capitães da areia”, e a história se direciona para mostrar a vida individual deles. O chefe do grupo é Pedro Bala, um menino que é filho de um grevista e segue a risca a ideologia do pai. Além de Pedro, outros integrantes vão sendo apresentados ao longo da narrativa. Em nenhum momento o autor tenta justificar os roubos, apenas apresenta ao leitor que o meio e a condição de vida dos meninos influencia diretamente suas decisões.

Um dos personagens é O professor, um menino que sabia ler e passava as noites lendo. Gato é outro personagem que compõe a trupe. No livro, ele é descrito como muito bonito e vaidoso, e isso faz com os outros meninos do bando se sintam ameaçados por ele. Durante a história, Gato se apaixona por uma prostituta e passa a se relacionar com ela. Outro personagem de destaque é Sem pernas, por ser manco, ele era utilizado como distração para a gangue praticar os roubos. A única menina do grupo é Dora, que sofre por ser mulher e órfã.

Em certo momento da narrativa, Pedro Bala e Dora acabam sendo presos por tomarem a culpa pelo bando todo. Após os Capitães da areia libertarem Pedro, encontram Dora em um orfanato quase morta. Dora passa alguns dias com os meninos e morre, o que é uma situação chave no roteiro. A partir da morte dela, os meninos passam a trilhar caminhos diferentes e traçar seu futuro.

Por ter um narrador onisciente (aquele que sabe de tudo), a leitura flui facilmente. A escrita do autor te envolve rapidamente e te faz agarrar na história desde o primeiro capítulo. A temática do romance é o descaso social, que é mostrado com clareza ao longo da história. O assunto é abordado por meio de falas das personagens ou comentários do narrador. Além disso, outro ponto também muito citado é ausência da presença materna, no capítulo “Família”. O menino Sem pernas entrava em casas ricas, dizia que era órfão e pedia um lugar para morar. Depois que se instalava, ele chamava os Capitães da areia para cometerem furtos. Neste capítulo, no entanto, o personagem conhece pessoas que o acolhem como verdadeiro filho e fica balançado. No fim, Sem pernas decide ser leal ao grupo e comete o roubo.

O livro é tão pedido em provas e vestibulares porque tem uma temática atemporal. Os problemas decorrentes na narrativa, infelizmente, estão presentes na nossa sociedade até hoje. Jorge Amado consegue nesta obra nos fazer refletir sobre nossa própria realidade. É impossível ler “Capitães da areia” e não sentir empatia, compaixão e tristeza. É necessário pensar sobre o mundo, e mais do que isso, tentar lutar sobre o que o destino nos impõe.

Perguntas interessantes