História, perguntado por wd403100, 4 meses atrás

resenha critica sobre humanismo

Soluções para a tarefa

Respondido por clarkkalel0912
0

Resposta:

No cenário tecnológico e ambiental contemporâneo, sob a égide do conceito de Antropoceno, ascende a demanda pela problematização dos sentidos de “humanidade” e “humanismo”. Nessa perspectiva, a produção de conhecimento orienta-se para a exploração de objetos e abordagens que transcendem as sociedades humanas e as reposicionam em relação a outros sujeitos igualmente dotados de interioridade e agência.

Abraçando a pesquisa historiográfica e a crítica político-cultural, o trabalho de Anna Feuerstein, professora da Universidade do Havaí em Manoa, inscreve-se nesse contexto. The political lives of Victorian animals divide-se em duas vertentes principais: a incorporação dos animais na comunidade política liberal forjada ao longo do século XIX inglês e a representação da subjetividade animal pela produção intelectual da época.

A autora beneficia-se dos estudos vitorianos que abordam o liberalismo como uma filosofia política que endossa preceitos regulatórios conformadores das práticas e crenças da vida cotidiana. No primeiro capítulo do livro, Feuerstein (2019) demonstra como a politização e liberalização dos animais operou-se a partir da mobilização de seus defensores em prol de uma legislação específica, ponto de inflexão para seu ingresso na esfera política. As ações nesse sentido incorporam em primeiro lugar animais de trabalho, décadas depois defendem os animais domésticos e apenas no fim do período preocupam-se com os animais selvagens em cativeiro. Mesmo aqueles não inscritos na ordem liberal – como as feras nativas de outras regiões do Império – eram regulados pela racionalidade governamental, inclusive por processos de extermínio.

Perguntas interessantes