Saúde, perguntado por sabrinavargas918, 9 meses atrás

Resenha crítica sobre AIDS

Soluções para a tarefa

Respondido por annarezende88
1

Resposta:

O presente trabalho foi realizado com o objetivo de conhecer a opinião de uma amostra da população masculina, não-pertencente aos grupos de risco, a respeito da AIDS e as mudanças de comportamento sexual e social dela decorrentes, considerando-se as campanhas educativas, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

A coleta de dados foi feita através de questionários aplicados no período de 2 de janeiro a 14 de fevereiro de 1989, em 100 sujeitos. Após o levantamento, foram selecionados 98 questionários de elementos, cujo critério de escolha foi o de não se encontrarem enquadrados nos grupos clássicos de risco. Da análise dos dados conclui-se que, apesar de 60% dos entrevistados afirmarem haver modificado seus hábitos sexuais devido à AIDS, mais da metade dessa população optou por medidas ineficazes à prevenção da AIDS.

Ficou evidenciado, ainda, que existem hábitos sociais e culturais arraigados que vêm de encontro a medidas tais como: o uso de preservativos e/ou restrição à multiplicidade de parceiras, fato este que, associado à baixa eficácia das campanhas educativas atuais, apresentou-se como responsável pelas insuficientes medidas preventivas individuais. Como conclusão do trabalho, foi ressaltada a importância da reestruturação no conteúdo e na forma das campanhas educativas, a partir de pesquisas estratificadas que respaldem cientificamente a educação sanitária da população.

Perguntas interessantes