resenha crítica do livro Jardim Secreto
Soluções para a tarefa
O filme “O Jardim secreto” é baseado na obra de Frances Hodgson Brunett, e se passa no início do séc. XX, na Índia onde vive a pequena Mary Lenox, com seus pais, esnobes aristocratas Ingleses que nunca lhe deram a devida atenção, deixando-a sempre aos cuidados de uma ama de leite nativa. A menina, com dez anos, sem a convivência dos pais e sendo obrigada a assisti-los de longe, tonou-se uma menina mimada, birrenta e muito mal educada.
Algum tempo depois, quando a Índia é assolada pelo cólera, Mary perde os pais e é mandada para Liverpool, na Inglaterra, para morar com seu tio e tutor, Lorde Archibald Craven na mansão de Misselthwaite, um casarão gigante com inúmeros quartos, isolado de tudo e de todos.
Obrigada a consentir com as ordens de uma governanta insuportavelmente implicante, a garota começa a se animar um pouco mais quando conhece Martha, uma serviçal do casarão que a apresentou ao seu irmão mais novo Dickon, que vivia pelos campos sempre em companhia dos animais que ele dizia serem seus amigos.
Mary, por meio de um Sabiá, conseguiu encontrar uma porta que dava para um Jardim Secreto que ela havia visto por entre um buraco nos muros da propriedade, mas que sempre que questionava alguém sobre como chegar ao interior do jardim ninguém sabia responder.
A porta encontrava-se trancada, e a chave que poderia abrir a porta estava em um quarto num canto inabitado do casarão, e ao entrar no jardim, a garota encontra um lugar totalmente abandonado e praticamente “morto”.
Com a ajuda do irmão de Martha, vão restaurando aos poucos o espaço e fazem o jardim florescer como nunca antes. Mary também, em uma noite enquanto passeava sorrateiramente pelas alas do casarão acaba encontrando um garoto, Collyn – filho do Barão – que está acamado e visivelmente muito doente.
A garota começa a se aproximar do primo enquanto mantém a restauração do Jardim Secreto em segredo, e aos poucos vai descobrindo muitas coisas sobre a vida, e também passa a pensar numa forma de ajudar o primo a vencer a “doença” e torná-lo um garoto saudável e mais gentil.
As três crianças acabam criando uma amizade linda, e o seu ponto de encontro, sempre era o jardim, que foi criado pela mãe de Collyn e estava em estado deplorável quando Mary o encontrou por que depois da morte da esposa, o Barão trancou o jardim e nunca deixou que ninguém chegasse a ele.
Este filme nos faz pensar que todo o zelo excessivo é nocivo, pois a criança para se desenvolver, precisa de liberdade, de soltar-se para o mundo, de brincar com outras crianças.
O Jardim Secreto é um livro infantil da autora inglesa Francesa Hodgson Burnett, primeiramente publicado completo em 1911. É considerado a mais importante obra de Frances Hodgson Burnett, pois é o primeiro livro no qual um garoto e uma garota são os personagens principais.
sinopse:"Após ficar órfã, Mary Lennox se muda da Índia e vai morar com seu tio viúvo em uma grande casa cheia de segredos na Inglaterra. A mansão tem quase cem quartos e seu tio se mantém trancado lá. Durante a noite, ela ouve o som de choro em um dos longos corredores. Os jardins que cercam a grande propriedade despertam a curiosidade de Mary. Ao decidir explorá-los, a órfã descobre um jardim secreto, cercado por muros e trancado com uma chave perdida. Com a ajuda de dois companheiros inesperados, Mary descobre um caminho e se torna determinada a trazer o jardim de volta a vida."
número de páginas:286
O Jardim Secreto é uma história contada entre os séculos XIX e XX e nos traz a tona a importância de darmos valor nas pequenas coisas ao nosso redor. Ficar ao ar livre, acreditar que existe "magia boa" que pode nos tornar pessoas melhores.