Resenha Critica do filme "O experimento de Milgram" Minino 15 linhas por favor
Soluções para a tarefa
Stanley Milgram foi um psicólogo graduado da Universidade de Yale que conduziu a experiência dos pequenos mundos (a fonte do conceito dos seis graus de separação) e a experiência de Milgram sobre a obediência à autoridade.
O experimento de Milgram se baseou especificamente em descobrir se as pessoas se submetem à ordens que fogem de uma conduta moral. Se, mesmo elas sabendo que poderiam infligir sofrimento à outro alguém, continuariam obedientes à um indivíduo, a um propósito.
Em 1961 Stanley criou o teste para ver se pessoas comuns dariam um choque elétrico mortal em um estranho em nome da ciência. Doze voluntários participam do que eles acreditavam ser um teste de memória. Eles são apresentados a outra pessoa que eles pensavam ser outro voluntário, mas que na verdade era um ator, assim como o professor que conduzirá o teste.
Os voluntários realmente acreditam que estão realizando um teste de memória e para este, em caso de erros, haverá uma punição que eles mesmos iriam aplicar. A punição escolhida foi o choque elétrico. Cada pessoa teria um papel específico: um seria o aprendiz, o outro, o instrutor. Intencionalmente o resultado foi alterado de forma que o voluntário seria sempre o instrutor (quem aplica os choques), e o ator, seria sempre o aprendiz (quem recebe os choques).
Os voluntários veem o ator ser amarrado, então ele percebe as potenciais consequências do que vai acontecer. Então o voluntário recebe uma pequena descarga para perceber a veracidade da corrente elétrica. A cada resposta errada a voltagem aumentava, até chegar a uma que fatal.
Durante a realização do teste algumas pessoas, a minoria, não concordou em prosseguir até o fim, já a maioria, 70% mesmo se sentindo desconfortáveis, questionando, foram até o final aplicando 450 volts.
O interessante é que algumas sentiam-se mal, questionavam o professor, ele por sua vez enfatizava a importância do estudo da memória para a ciência. A pessoa transferia a responsabilidade para o professor. Elas estavam ali, afinal com um propósito, e mesmo que isso ferisse, causasse sofrimento a outrem, esse propósito deveria ser cumprido.
Foi um dos estudos mais controversos já realizados, pois trata-se de tentar medir a violência, mostrar que ela pode ser justificada; saber o que nos distancia dela e se distancia.
Se tratando de século XXI, evidencia-se a ação das polícias, que ao seguir ordens, contém manifestantes de forma abrupta, truculenta e até letal. Mas estão sendo obedientes, uns questionando, outros não; precisam ser obedientes, eles têm um propósito afinal.
E existe uma questão que sempre nos faz pensar: se nós obedeceríamos, ou não.
Pode resumir ,se quizer !